Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 20 de Novembro de 2006 às 06:09

    Imprimir


Mato Grosso terá a primeira planta de biodiesel integrada a uma usina de álcool no país, localizada no município de Barra do Bugres (168 km a Médio-Norte de Cuiabá). A Barralcool investiu aproximadamente R$ 27 milhões na fábrica, com capacidade produtiva anual de 57 milhões de litros do combustível, em um modelo inédito, que permite, ao ser instalada anexa a usina de bioetanol e açúcar, a integração energética, além do aproveitamento de outras facilidades existentes no complexo industrial.

A inauguração da usina de biodiesel contará com as presenças do governador Blairo Maggi e do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, além de diversas autoridades estaduais e nacionais.

Essa solução da possibilita reduzir cerca de 20% a 25 % no investimento quando comparada com uma planta de biodiesel não integrada, o que contribui para na redução do custo final do combustível, uma vez que os insumos utilizados serão da usina de álcool já instalada.

A nova unidade produzirá o biodiesel a partir de vários óleos e, quando estiver se utilizando da rota etílica, ou seja, com a utilização do bioetanol como matéria-prima, o biodiesel produzido será "100% ecológico", já que utilizará na composição exclusivamente produtos de origem vegetal e provenientes de fontes renováveis, até mesmo na fonte de energia elétrica e térmica, onde será utilizado o bagaço de cana como combustível.

Além da produção de biodiesel, a planta contempla uma unidade para tratamento da matéria-prima possibilitando trabalhar com diferentes qualidades, um parque de estocagem para matéria-prima, produtos e subprodutos, unidade de carregamento e descarregamento.

Com a instalação da planta, a Barrálcool passa a ser a primeira usina no mundo a gerar as bioenergias: bioeletricidade, bioetanol e biodiesel. Segundo o gerente de biodiesel da Barralcool, Silvio Rangel, a empresa Dedini Indústria de Base, com experiência no mercado há 80 anos em construção de usinas, utilizou tecnologia italiana. A produção de biodiesel será iniciada a partir do grão de soja e, conforme Sílvio, expandirá a outras oleaginosas como o pinhão manso e girassol.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/259784/visualizar/