Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 15 de Novembro de 2006 às 23:40

    Imprimir


A eleição para a presidência da Câmara de Cuiabá, que demonstrava chegar à reta final acirrada e indefinida, agora dá mostras de que a maioria dos parlamentares apoiará uma das chapas e consolidará a vitória de um dos candidatos à direção do Legislativo municipal em substituição à gestão da atual presidente, Chica Nunes (PSDB). Quatro vereadores que haviam declarado apoio à chapa de Luiz Marinho (PFL) agora decidiram apoiar a chapa do vereador Lutero Ponce (sem partido). A chapa Unidade Independência, que já tinha a maioria mínima de votos, conta agora com 14 parlamentares. Os parlamentares agora tentam cooptar os outros vereadores para que seja criada uma chapa única.

Nesta quarta-feira, Ivan Evangelista (PPS), Helny de Paula (PPS) e Francisco Vuolo (PPS), além de Éden Capistrano (PSB), decidiram abandonar a chapa de Marinho para se solidarizar a Lutero. Helny explica que a decisão foi tomada após uma conversa com o próprio Marinho, onde foi apresentada a proposta de se formar uma chapa única.

Para o vereador Éden Capistrano, a idéia é que a Câmara tenha uma decisão harmônica e de consenso geral. "Estivemos na noite de terça-feira com o candidato Marinho onde nos comunicou que a chapa do Lutero tinha maioria. O próprio vereador nos liberou para aderirmos à chapa do Lutero e compormos uma chapa de consenso de todos", afirmou. "Estive também ouvindo o partido PSB o qual me indicou a seguir o voto do deputado federal eleito, Valtenir Pereira, que já tinha definido voto ao Lutero Ponce", disse Éden.

Helny de Paula afirmou ainda que o apoio a Lutero foi uma decisão conjunta da bancada. Agora, a intenção é tentar unir todos os vereadores na mesma chapa. "Vamos tentar seguir o exemplo da primeira eleição da Mesa Diretora, em 2005, onde havia duas chapas e depois, por consenso, ficamos apenas com uma", complementou. "Esta definição demonstra o amadurecimento dos vereadores da 16ª Legislatura", finalizou.

De acordo com o vereador Lutero Ponce, a luta continuará sendo pela unidade das chapas. "Os dois candidatos possuem propostas muito parecidas para a Mesa Diretora dos próximos dois anos, até pelo nome das chapas, sendo a do Marinho 'Unidade e Ação'. Vamos buscar o consenso e definir a chapa Unidade, Independência e Ação", disse.

A composição da chapa Unidade e Independência está, assim, definida: Lutero Ponte (sem partido) para presidente; Lueci Ramos (PFL) como 1ª vice-presidente; Lúdio Cabral (PT), 2º vice-presidente; Luiz Poção (sem partido, 1º secretário; e Marcus Fabrício (PP), 2º secretário. Lutero Ponce afirmou ainda que o cargo de segundo vice-presidente fora oferecido ao vereador Lúdio, que já definiu o voto em favor dessa chapa e agora está discutindo a possibilidade de aceitar o cargo na mesa com o aval do Partido dos Trabalhadores.

Além dos cinco vereadores que compõem a chapa, também prestam apoio os vereadores Chica Nunes (PSDB), Guilherme Maluf (PSDB), Júlio Pinheiro (PTB), Clovito (PTB), Helny de Paula (PPS), Ivan Evangelista (PPS), Francisco Vuolo (PPS), Valtenir Pereira (PSB) e Éden Capistrano (PSB).

A eleição para a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Cuiabá será realizada no dia 20 de dezembro.





Fonte: Redação com Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/260414/visualizar/