Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 15 de Novembro de 2006 às 18:27

    Imprimir


Os moradores de Sinop vão participar, neste sábado, do Dia "D" de Combate à Dengue. Uma campanha realizada pelo Departamento de Endemias da Secretaria de Saúde de Sinop vai conscientizar a população para reduzir os índices de casos da dengue.

Entre as atividades está prevista uma carreata pelas principais ruas da cidade, teatro sobre como cuidar do quintal e microscópio para que a população possa visualizar e conhecer a larva e o mosquito Aedes aegypti. Os locais e horários onde serão realizados os trabalhos ainda estão sendo definidos, assim como a solicitação e aquisição de material informativo para o escritório regional de Saúde.

A equipe de combate à dengue trabalha durante todo o ano no sentido de conscientizar a população em relação aos cuidados para evitar a doença. Cerca de 60 agentes de saúde ambiental percorrem todos os bairros da cidade para alertar a população para os perigos da dengue e, principalmente, para evitar a proliferação do mosquito.

As agentes também têm trabalhado em mutirões para recolher objetos que acumulem água depositados em terrenos baldios. Outro mutirão esteve desenvolvendo atividades em parceria com a Secretaria de Infra-estrutura para limpeza de bocas-de-lobo. Uma terceira encerrou no início dessa semana um trabalho de conscientização nas borracharias da cidade, uma vez que os pneus são um dos maiores depósitos de larvas do mosquito.

O índice de infestação do mosquito chega a 0,33% na região central da cidade. O bairro com maior registro de casos da doença é o setor comercial, com 51 registros. Em seguida vem o Boa Esperança, com 48, e Jardim Paraíso, com 39.

Os bairros mais afastados também têm registrado índices altos de proliferação de larvas. A Comunidade Betel, por exemplo, alcançou o índice de 4,85%, seguida do Campo Verde, com 4,55, e Chácara de Lazer Maria Carolina, com 1,39%.

"O que nós queremos é que a população trabalhe em conjunto para acabar com o mosquito. E é por isso que a equipe está nas ruas para esclarecer dúvidas e auxiliar a população no que precisarem para garantir sua saúde", afirmou a coordenadora da equipe de combate à dengue, Marlene Escobar.

Durante todo o ano de 2005 foram 288 casos confirmados e de janeiro a outubro de 2006 os registrados já chegam a 307 casos confirmados de dengue.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/260440/visualizar/