Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 15 de Novembro de 2006 às 14:51

    Imprimir


O programa Diagnóstico de Prevenção do Câncer Bucal, realizado pelo curso de odontologia do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), oferece serviços gratuitos para a população. Os serviços tiveram início desde a última segunda feira (13.11), e para quem ainda não fez o diagnóstico a ação se repetirá nos 16, 23 e 27 deste mês, na clínica da instituição.

Os objetivos do evento incluem conscientizar a população do município de que esse tipo de doença é de fácil identificação, mas como não provoca dor e nem incomoda o diagnóstico, acaba sendo descoberto tardiamente, e, por isso acaba sendo fatal. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil ocupa o 4º lugar em incidência de câncer bucal no mundo e cerca de 10% dos tumores malígnos do corpo humano em brasileiros, estão localizados na boca. Nos últimos 30 anos, por exemplo, verificou-se que a incidência do câncer de boca no Brasil tem aumentado. Muitos desses casos são diagnosticados numa fase muito tardia, levando o paciente a cirurgias complicadíssimas e até a mutilações.

O principal sintoma deste tipo de câncer é o aparecimento de úlceras (feridas) de difícil cicatrização, com possibilidade de sangramento. As pessoas também têm dificuldades na fala, mastigação e deglutição, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de ínguas no pescoço.

Segundo dados do Inca, as pessoas mais propensas ao câncer bucal são aquelas com idade superior a 40 anos, fumantes, que bebem e não se alimentam bem. Há ainda grande incidência em pessoas que tenham próteses dentárias mal adaptadas ou que fiquem muito tempo expostos à luz solar. O auto-exame da boca deve ser realizado a cada seis meses.

A pessoa deve ficar em frente a um espelho, num local iluminado e observar sinais como mudança de cor da mucosa, endurecimentos, feridas e áreas dormentes. Em caso de suspeita, o cidadão deve procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência. O diagnóstico e o tratamento são gratuitos pelo Sistema Único de Saúde.

Câncer

A neoplasia ou tumor maligno é uma doença caracterizada pelo crescimento descontrolado de células anormais. Estas células apresentam comportamento agressivo e incontrolável, determinando a formação de tumores. Elas invadem os tecidos e órgãos podendo disseminar para outras regiões do corpo (metástase).





Fonte: Redação com Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/260474/visualizar/