Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 13 de Novembro de 2006 às 13:38

    Imprimir


Guayana (Venezuela) - Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da República Bolivariana da Venezuela, Hugo Chávez, conversam hoje (13) sobre a construção conjunta da refinaria de petróleo José Inácio de Abreu e Lima, em Pernambuco. A expectativa é produzir 200 mil barris por dia. A obra deve custar US$ 2,5 bilhões.

O governador eleito de Pernambuco, Eduardo Campos, acompanha Lula para tratar do cronograma da obra. O governador Blairo Maggi, os ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim, e das Minas e Energia, e o presidente da Petrobrás, também participam do encontro na Venezuela.

Com a refinaria de Pernambuco, a Venezuela pretende se tornar o primeiro país do mundo em reservas petrolíferas com 316 bilhões de barris. Hoje a reserva venezuelana é de 235 bilhões de barris. O presidente da Petrobrás Venezuela, Gerson Fernández, diz que o país espera processar diariamente, em Pernambuco, 200 mil barris de petróleo.

Em agosto deste ano, por meio de carta enviada ao país, Lula demonstrou a vontade de transformar os recursos naturais da América do Sul em fator de prosperidade e independência do povo venezuelano e de toda a América do Sul.

Hoje, Lula e Chávez vão certificar a reserva de petróleo do rio Orinoco. O ato celebra o fim da fase de certificação das reservas petrolíferas que são operadas conjuntamente pelas empresas brasileira Petrobrás e a venezuelana PNDVA na faixa do rio Orinoco. Os dois presidentes vão visitar a sonda de perfuração. A exploração conjunta faz parte da Alianza Estratégica entre Brasil e Venezuela.

Atualmente, a Venezuela é o quinto maior exportador mundial de petróleo e o terceiro maior da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) com 3,4 milhões de barris diários, sendo que 620 mil são extraídos da faixa petrolífera do rio Orinoco. O rio tem a terceira maior bacia em importância da América do Sul, com 948 mil quilômetros quadrados.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://reporternews.com.br/noticia/260963/visualizar/