Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 12 de Novembro de 2006 às 14:17

    Imprimir


O Sul do Brasil está em guerra. Ao menos é isso o que Exército, Marinha e Aeronática têm em mente desde o dia 5 de novembro. Simulando combates entre dois comandos (o Azul e o Vermelho), as Forças Armadas do País realizam pelo segundo ano consecutivo a Operação Pampa, o maior exercício militar da América Latina. Mais de 10 mil homens e mulheres participam do exercício, que custa cerca de R$ 6 milhões.

Desenvolvido simultaneamente nos Estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná até o dia 14 deste mês novembro, a Operação tem como objetivo testar a capacidade dos militares de planejar e executar operações combinadas de guerra convencional. É uma prova da capacidade de defesa do Brasil e também de operar em terra estrangeira.

O palco mostra um cenário completo de uma ofensiva por batalhas navais, terrestres e aéreas. A Marinha do Brasil dispõe de 3,5 mil miltares neste exercício - são 14 navios, um submarino e 10 helicópteros; o Exército, leva aproximadamente 6 mil homens e a Aeronáutica estima empregar 550 militares, 55 aeronaves e 14 Unidades Aéreas.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/261170/visualizar/