Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 10 de Novembro de 2006 às 18:35
Por: Carolina Miranda

    Imprimir


Com o tema “Diabetes - Cuidado para todos” a Secretaria de Estado de Saúde promove atividades relacionadas à Campanha Mundial de Combate ao Diabetes, que é realizada no dia 14 de novembro. A Saúde do Estado inicia sua programação nesta mesma data e estende até o dia 17 de novembro. O objetivo central da campanha deste ano é aumentar a conscientização do controle e prevenção da doença entre as comunidades e grupos que não têm acesso à informação e não conhecem os meios necessários para tratar a doença.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde - OMS cerca de 8% da população sofre com o problema da diabetes e cerca de 50% dessas pessoas desconhecem que tem a doença. “Organizações não governamentais e sociedade organizada ligadas à luta contra a obesidade e a diabetes se unem nesta ação de mobilização para multiplicar as informações que ajudam no controle da doença, como a prática de atividades físicas de forma regular, conhecer técnicas para o controle do peso e a adoção de uma alimentação balanceada e saudável”, explicou a nutricionista e gerente de Promoção e Prevenção das Ações de Assistência a Saúde, Maria da Penha Ferrer de Francesco Campos.

A campanha terá inicio no dia 14 de novembro com uma programação em locais diferenciados. No período da manhã, a partir das oito horas, no Hospital Universitário Julio Muller haverá uma palestra voltada para os diabéticos e profissionais de saúde com o tema “Diabetes - Tratamento Disciplinar”. Como parte das atividades será ofertado lanche diet para os pacientes como exemplo de educação alimentar.

A partir da uma hora da tarde a atividade será desenvolvida no Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidade (Cermac), no ambulatório de Endocrinologia, onde será proferida uma palestra sob o tema: Diabetes - Cuidado para todos. “O Hospital Julio Muller e o Cermac foram escolhidos por serem centros de serviços de referencia da rede SUS ao mesmo tempo, em que visam proporcionar melhores conhecimentos aos profissionais e pacientes com o objetivo de torná-los multiplicadores de informações, aliados na luta contra a doença e, acima de tudo, cônscios da importância do diagnóstico precoce”, ressaltou Maria da Penha.

Também no dia 14 de novembro, os servidores públicos serão beneficiados com orientações sobre os cuidados e prevenção quanto à doença. A sala Ana Estrela, da Secretaria de Estado de Saúde, servirá de sede para esta ação na qual os servidores públicos serão convidados a participar de teste de glicemia capilar ao mesmo tempo em que se beneficiam da distribuição de materiais educativos e folders informativos.

Enquanto isso, no Supermercado Big Lar, da Avenida Miguel Sutil e no shopping Três Américas, durante todo este dia 14, os clientes receberão orientações nutricionais, farão degustação de produtos diet, receberão dicas de saúde e ouvirão explicações sobre a diferença entre rotulagem de produtos diet e light. “Buscamos realizar as atividades da campanha em locais diversificados com o intuito de esclarecer a população da várias regiões de Cuiabá sobre as formas de prevenção para a doença e incentivando-a a adotar novos hábitos e estilos de vida, visando melhorar sua qualidade de vida”, esclareceu Maria da Penha.

Já no Centro Integral de Reabilitação Dom Aquino Côrrea (Cridac) haverá exibição de filmes sobre prevenção da diabetes e distribuição de materiais informativos. No auditório do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso será proferida uma palestra voltada para médicos endocrinologistas e realizado, ainda no dia 14, um fórum de debates com tema da campanha 2006: Diabetes – Cuidado para todos.

O encerramento da campanha será no dia 17 de novembro, no espaço do Ganha Tempo, na Praça Ipiranga. Será realizada aferição de pressão, distribuição de materiais educativos, avaliação do índice de massa corpórea (IMC), e exibição de filmes relacionados ao tema da prevenção da diabetes. A ação será em período integral. “Este local foi escolhido por concentrar um grande número de pessoas e também pelo fato desse local ser freqüentado por pessoas com pouco acesso a informações sobre a doença”, disse a nutricionista Maria da Penha.

PREVENÇÃO

Um dos meios de prevenir as diabetes é fazer exercícios físicos e manter o peso saudável. Com apenas essas medidas o risco de se tornar diabético é reduzido em 50%. Os testes de taxa de glicose poderão ser realizados em qualquer Unidade de Saúde ou no Programa de Saúde da Família (PSF) e é um direito do usuário do SUS garantido pela Lei nº. 11.347. “A Secretaria desenvolve uma capacitação com médicos e enfermeiros, para que os mesmos possam dar diagnósticos e tratamento ao cidadão que necessite do atendimento” concluiu Maria da Penha.

SINTOMAS

Sede intensa, fome intensa, perda de peso (mesmo sentindo fome além do habitual), aumento do volume urinário, cicatrização difícil e infecções na pele, fadiga, dores nas pernas, além de impotência sexual e problemas na visão. Histórico familiar com diabetes faz com que haja mais probabilidades de a pessoa manifestar a doença.

Na diabetes tipo dois, em alguns casos, não há sintomas. “Neste caso a pessoa pode passar meses ou até anos assintomáticos. Portanto, é importante pesquisar diabetes em todas as pessoas com mais de quarenta anos de idade”, concluiu Maria da Penha.

São parceiros da campanha de conscientização Hospital Universitário Julio Muller, Universidade Federal de Mato Grosso, Laboratório Merck, Supermercado Big Lar, Unimed, Faculdade de Nutrição e Secretaria Municipal de Saúde.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/261526/visualizar/