Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 10 de Novembro de 2006 às 14:10

    Imprimir


As pragas da soja são um dos principais problemas da sojicultura. Elas atacam as plantas da germinação até a colheita, podendo desta maneira, interferir na produtividade da lavoura. Para não ter perdas com estes inimigos, produtores rurais e equipe devem monitorar constantemente a lavoura para com isso ter informações sobre a população da praga e poder tomar decisão sobre como fazer o controle de forma correta e eficiente.

Esta é de acordo com a entomologista da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Lúcia Vivan, a principal recomendação para ter as pragas sob controle. Segundo Vivan o monitoramento da lavoura ajuda a controlar melhor as pragas, pois assim o controle será realizado no momento correto. “O monitoramento tem de ser feito do pré ao pós-plantio”.

Os procedimentos e importância do monitoramento serão apresentados por Vivan durante o Fundação MT em Campo: É Hora de Cuidar, que acontecerá de 20 a 24 de novembro e de 04 a 08 de dezembro nas principais cidades produtores de Mato Grosso e estados vizinhos. Na ocasião, a pesquisadora enfocará sobre o avanço dos percevejos sugadores nas lavouras de soja. Ele é considerado, conforme Vivan, como pragas “chaves” da cultura de soja.

“Os percevejos sugam os nutrientes do grão da soja e isso pode acarretar em perdas de até 30% de produtividade. É necessário fazer o acompanhamento desta população através do monitoramento e observar se esta população está se multiplicando, se isso ocorrer deve-se fazer o controle”, explica Vivan.

Mosca branca e falsa medideira são outras pragas com registro de aumento de infestação nas lavouras de soja. A causa do crescimento destas pragas na sojicultura e a forma de controle também serão abordados por Vivan no Fundação MT em Campo: É Hora de Cuidar.

Outro assunto que será apresentado pela pesquisadora é quanto ao uso de fungicidas interferiando o controle biológico. “O controle de doenças, como a ferrugem da soja, é uma das ferramentas para que fungicidas não prejudique o controle biológico. O melhor é usar produtos mais seletivos, que não causam tanto dano ao meio ambiente”, ressalta.

Mais informações sobre o controle das pragas serão mostradas durante o Fundação MT em Campo: É Hora de Cuidar. Além deste, a equipe técnica do evento enfocará outros assuntos que ajudarão o produtor a ter uma excelente colheita. Participantes do evento receberão informações sobre comportamento da ferrugem nesta safra após a implantação do vazio sanitário, tecnologia de aplicação e análise climática no período de colheita. Confira a programação do Fundação MT em Campo: É Hora de Cuidar.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/261594/visualizar/