Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 09 de Novembro de 2006 às 01:47

    Imprimir


Cientistas britânicos anunciaram ter restaurado a visão em ratos cegos por meio de transplantes de células-tronco na retina das cobaias.

A experiência, descrita na última edição da revista científica Nature, representa uma esperança para milhares de pessoas que sofrem de problemas de visão semelhantes aos dos ratos.

No estudo, células-tronco retiradas de ratos de até cinco dias de idade foram colocadas na retina de cobaias já geneticamente modificadas para perder gradualmente a visão devido a doenças semelhantes à retinite pigmentosa ou a degeneração macular.

Os cientistas transplantaram as células-tronco para a região da retina onde estão as células que recebem a luz e a traduzem em impulsos elétricos, permitindo ao cérebro interpretar o que é captado pelos olhos.



Em tentativas anteriores de usar as células-tronco para reestabelecer a visão, as células não se desenvolveram de forma satisfatória em células fotoreceptoras.

Mas, na experiência descrita na Nature, realizada por cientistas do Instituto de Oftalmologia e Pediatria da University College London e do Hospital Oftalmológico Moorfields, ambos de Londres, as células-tronco já foram transplantadas em um estágio desenvolvimento mais avançado, quando se transformavam em células fotoreceptoras.

Testes feitos depois do transplante mostraram que os ratos passaram a responder à luz e que seus nervos ópticos passaram a ter atividade.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/262023/visualizar/