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Educação/Vestibular
Quarta - 08 de Novembro de 2006 às 16:23
Por: Rosane Brandão

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A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e municípios de Mato Grosso, iniciou, na segunda-feira (06.11), o curso “Metodologia Escola Ativa” para 60 pessoas, entre secretários de educação e técnicos efetivos de secretarias de 30 municípios do Estado. O evento acontece no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, e prossegue até a próxima sexta-feira (10.11).

Conforme explica a supervisora pedagógica do MEC, Keyla Cristina da Silva Leôncio, a qualificação está sendo realizada com uma metodologia diferenciada para classes multi-seriadas das escolas da rede municipal de ensino, localizadas na zona rural. “A classe multi-seriada é um método de ensino aplicado por módulo, onde numa mesma sala funcionam várias séries, de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental. Esse método permite ao aluno dar continuidade aos estudos, independente da conclusão do ano letivo tradicional”, disse ela.

Os 60 participantes do curso, serão multiplicadores em seus municípios. Eles irão repassar o conteúdo que estão aprendendo aos professores da zona rural, que atuam com o método multi-seriado.

“A nossa proposta é preparar esses profissionais para que possam, em seus municípios, desenvolver uma metodologia com conteúdos de ensino voltados para a realidade do campo e respeitando as características de cada lugar. Para tanto, estamos aperfeiçoando a área pedagógica dos professores”, observou o coordenador do FNDE em Mato Grosso, Mário Lúcio Ferreira.

Escola Ativa

É um projeto desenvolvido dentro do Programa Fundo Nacional de Desenvolvimento da Escola (Fundescola/FNDE), do Governo Federal, e implantado em Mato Grosso em 1998, o qual é coordenado e monitorado pela Seduc.

Tem como objetivo melhorar a qualidade de ensino das escolas do campo nas classes multisseriadas de 1ª a 4ª séries e, conseqüentemente, combater a reprovação e o abandono dos alunos da zona rural. Ele visa ainda obter maior atuação e participação da comunidade na gestão da escola.

O projeto trabalha com elementos e instrumentos que estimulam a participação das crianças, pais e comunidade escolar no processo de ensino e aprendizagem, como livro didático específico, educação continuada dos professores, cantinhos de aprendizagem e acompanhamento constante de alunos e de docentes.





Fonte: Da Assessoria

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