Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 07 de Novembro de 2006 às 20:31

    Imprimir


As exportações de café verde do Brasil em outubro ficaram em 2,53 milhões de sacas (60 kg), uma alta de 32 por cento ante 1,91 milhão de sacas embarcadas em igual período do ano passado, informou nesta terça-feira o Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil).

Um melhor fluxo da commodity nos principais portos do país, que não registraram congestionamentos ou atrasos de navios em outubro, colaborou para o aumento do volume exportado, informou o Cecafé em nota.

As exportações de café solúvel ficaram em 214 mil sacas, ante 273 mil sacas em outubro de 2005.

A receita total das exportações de café (verde e solúvel combinados) foi 31 por cento maior em outubro, atingindo 328,9 milhões de dólares, resultado do volume maior e também de uma melhora nos preços, já que o volume de café embarcado cresceu a uma taxa menor, de 25 por cento.

O desempenho melhor do lado das receitas fez o Cecafé elevar sua estimativa para o faturamento total do setor exportador de café verde e solúvel.

"Devemos fechar o ano com algo em torno de 3,2 bilhões de dólares (exportados)", afirmou o diretor geral do Cecafé, Guilherme Braga, no comunicado.

A estimativa anterior de receita era de 3,1 bilhões de dólares.

Segundo ele, há uma situação de equilíbrio entre oferta e demanda no mercado mundial, "com ligeira tendência de alta no preço".

No acumulado de janeiro a outubro, o Brasil exportou 21,5 milhões de sacas de café (verde e solúvel), ante 21,6 milhões de sacas em igual período do ano anterior.

O Brasil, maior produtor e exportador mundial, está colhendo uma safra estimada pelo governo em 41,5 milhões de sacas, 26 por cento maior que a registrada na temporada anterior, devido ao ano de alta na produção do ciclo bianual do café.

No acumulado do ano, os Estados Unidos estão próximos de tomarem da Alemanha a posição de maior mercado para o café brasileiro. Os EUA compraram 3,71 milhões de sacas, contra 3,78 milhões adquiridas pela Alemanha. Em terceiro vem a Itália, seguida pelo Japão.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/262399/visualizar/