Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 06 de Novembro de 2006 às 19:14
Por: José Ribamar Trindade

    Imprimir


A Coordenadoria de Fiscalização de Pesca da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) apertou a fiscalização no primeiro dia da Piracema 2006/2007 nos rios de Cuiabá e de todo o Estado. A Sema também mantém a data limite de prazo para a declaração de estoque de pescado até a próxima quarta-feira (8).

No rio Cuiabá, pescadores amadores e profissionais estavam com cinco tarrafas e quatro redes de comprimento maior que a largura do rio quando a fiscalização chegou. Além da apreensão dos apetrechos de pesca proibidos, os fiscais da Sema ainda apreenderam mais de 100 unidade de peixes de várias espécies que foram devolvidas imediatamente às águas do rio Cuiabá, pois ainda estavam vivas.

Alguns pescadores que estavam jogando tarrafas e redes nas águas do rio Cuiabá entre a Ponte Júlio Muller e a Ponte Sérgio Mota ainda tentaram discutir com a fiscalização. Aconteceu um princípio de tumulto, controlado imediatamente pelos fiscais com apoio de policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental.

“A pesca durante a Piracema só está liberada para a subsistência de pescadores. Todos vão receber o salário-desemprego justamente para evitar tirar dos os peixes do rio durante essa época do ano, justamente durante a reprodução”, avaliou Marcelo Cardoso, coordenador de Fiscalização de Pesca da Sema.

O coordenador também confirmou e voltou a alertar os comerciantes de Cuiabá, Várzea Grande e de todo o Estado para a data-limite de declaração de estoque. Quem não declarar, segundo Marcelo Cardoso, até à próxima quarta-feira (8), corre risco de ter o estoque não declarado apreendido.

A Piracema 2006/2007 que começou hoje (06-11) e vai até o dia 28 de fevereiro de 2007, também terá muita fiscalização nas áreas de estoques declarados. “Todos os comerciantes estão conscientes do prazo”, afirmou Marcelo Cardoso





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/262693/visualizar/