Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 06 de Novembro de 2006 às 09:30

    Imprimir


Representantes dos quatro países do Mercosul participam, de hoje até quarta-feira (8), do Seminário Internacional sobre Controle e Combate ao Tráfico Ilícito de Armas de Fogo e Munição no Mercosul, em Assunção, no Paraguai. O objetivo é elaborar um plano de ação comum, depois de analisarem as legislações dos quatro países do Mercosul.

O seminário é uma iniciativa do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crimes (Unodc), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Centro Regional das Nações Unidas para a Paz, Desarmamento e o Desenvolvimento na América Latina e no Caribe (Unilirec) e do Ministério das Relações Exteriores do Paraguai.

No encontro, serão discutidas formas preparatórias para que todos os países do Mercosul ratifiquem o Protocolo contra a Fabricação e o Tráfico Ilícito de Armas de Fogo, suas Peças, Componentes e Munição. Em vigor na região desde de julho de 2005, o protocolo estabelece que cada país deve manter registros de armas por dez anos.

Ratificado pelo Brasil e Argentina, o texto está sendo analisado pelo Congresso no Paraguai e no Uruguai. Esse documento se originou da Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional, em 2003. No mundo, 52 países firmaram o protocolo.

As autoridades discutirão ainda como usar a informação coletada em cada país para o controle de armas e munição, de modo a haver cooperação para reduzir o tráfico de armamento. Também estará em pauta o treinamento sincronizado dos funcionários de alfândega e de polícias de fronteira.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/262861/visualizar/