Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 04 de Novembro de 2006 às 15:49

    Imprimir


Os aeroportos brasileiros tiveram mais um dia de tranqüilidade neste sábado. Em diversas capitais a movimentação dos passageiros foi normal e os atrasos e cancelamentos de vôos ocorreram dentro da rotina, de acordo com informações locais da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero). A expectativa agora é quanto à movimentação amanhã, com a volta para casa de quem viajou no feriado prolongado.

De acordo com informações do Comando da Aeronáutica eventuais atrasos não devem ocorrer, já que o controle aéreo opera normalmente.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que, apesar de esperar grande movimentação de passageiros nos aeroportos amanhã, não deve haver atrasos causados por problemas no controle aéreo.

Hoje, em alguns aeroportos, como os de Belo Horizonte e de Manaus, não foram registrados atrasos ou cancelamentos. Em Brasília, quatro vôos foram cancelados por falta de passageiros e a espera não ultrapassa os 30 minutos. No Galeão, no Rio de Janeiro, até o início da tarde, apenas um vôo havia sido cancelado.

Após o tumulto do feriado na última quinta-feira, a regularidade das operações de decolagem foi retomada na sexta-feira, com a covocação, pela Aeronáutica, de 149 controladores de vôo de Brasília para uma força-tarefa que trabalhará durante todo o feriado prolongado.

Os problemas nos aeroportos começaram no dia 27 de outubro, com o início de uma operação-padrão dos controladores de vôo, que resolveram adequar seu trabalho a normas internacionais de segurança. De acordo com essas normas, cada controlador só pode monitorar 14 vôos. A atitude dos profissionais acabou gerando atraso nas operações de pouso e decolagem e até cancelamento de vôos.

Além da convocação dos controladores, o governo tomou outras medidas para conter a crise nos aeroportos do país, como a publicação de uma Medida Provisória no diário oficial de sexta-feira, determinando a contratação de 60 controladores de vôo com contrato até o dia 31 de dezembro de 2007.

Na próxima segunda-feira, deve sair o edital de um concurso público para preenchimento de 64 vagas de controladores de vôo civis. Depois de aprovados, esses profissionais passarão por curso de formação de nove meses de duração.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/263210/visualizar/