Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 03 de Novembro de 2006 às 23:59

    Imprimir


Começa amanhã, em Montevidéu, no Uruguai, a XVI Cúpula Ibero-Americana. Durante três dias, chefes de governo e de Estado e ministros de países de línguas portuguesa e espanhola da América e da Europa discutirão temas sobre a migração e desenvolvimento como proteção dos migrantes, situação da mulher, baixa qualificação dos trabalhadores e violação dos direitos humanos.

"A migração internacional controlada de maneira adequada tem um enorme potencial para o desenvolvimento, faz parte de um processo de ampliação e diversificação da mobilidade das pessoas. Possui um significado especial como instrumento de promoção do desenvolvimento conjunto, ou seja, a melhora coordenada e concertada das condições econômicas dos lugares de origem e de destino, levando em conta a complementariedade entre eles", diz informe de divulgação na página oficial da cúpula na internet.

Ainda segundo o informe, as remessas de dinheiro enviadas pelos migrantes aos seus países de origem têm contribuído para reduzir a pobreza e a vulnerabilidade econômica. De acordo com dados do Banco Mundial, essas remessas movimentaram cerca de US$ 100 bilhões em 2003. "As remessas se converteram em uma fonte importante de recursos externos para os países em desenvolvimento", informa.

As nações que compõem a Comunidade Ibero-Americana são a Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Paraguai, Portugal, Principado de Andorra, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/263379/visualizar/