Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 03 de Novembro de 2006 às 12:19

    Imprimir


Diminuir a temperatura corporal dos ratos sem limitar a quantidade de alimentação que consomem pode prolongar sua vida em 20% nas fêmeas e 12% no caso dos machos, segundo um estudo divulgado nesta quinta-feira, nos Estados Unidos.

"Nossa pesquisa mostra que é possível aumentar a longevidade dos ratos com uma baixa modesta, mas prolongada da temperatura de seu corpo", explicou Bruno Conti, professor da Scripps Research en Califórnia, um dos maiores institutos de pesquisa no campo biomédico.

"Este aumento da longevidade foi obtido independentemente da quantidade de calorias consumidas", enfatizou o pesquisador e principal autor deste estudo divulgado pela revista Science.

A temperatura corporal dos ratos estudados foi reduzida de 0,3 a 0,5 grau Celsius, precisaram os pesquisadores.

Antes deste estudo, os cientistas sabiam que a temperatura do corpo e o envelhecimento estão vinculados nos animais de sangue frio como os répteis. Também sabiam que a longevidade dos animais de sangue quente, os mamíferos, pode ser estendida reduzindo a quantidade de calorias consumidas, que reduz também a temperatura do corpo.

A pesquisa buscou determinar se a redução das calorias estava na origem do prolongamento da vida com uma baixa da temperatura do corpo como efeito secundário, ou se este último era a verdadeira causa do aumento da longevidade.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/263500/visualizar/