Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 03 de Novembro de 2006 às 09:18

    Imprimir


Os avanços científicos que vão beneficiar pacientes em tratamento de doenças do sangue, como a leucemia mielóide crônica (câncer que começas na medula óssea e se espalha pelo sangue) serão apresentados a partir de hoje (3) no 29º Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia. O evento reúne até segunda-feira (6) especialistas de todo o país, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Os participantes terão oportunidade de conhecer os resultados dos estudos clínicos desenvolvidos com o desatinibe, novo princípio ativo liberado em forma de cápsulas, para comercialização nos Estados Unidos, desde junho deste ano. O fármaco aguarda autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, para ser disponibilizado também no Brasil.

Alguns especialistas acreditam que a nova droga pode representar uma alternativa inovadora no combate à doença, mesmo em estágio avançado. Testes recentes comprovaram que pacientes de leucemia mielóide que usaram o desatinibe, apresentaram 86% de redução dos sintomas da doença na fase crônica.

A maior parte das pessoas acometidas pela enfermidade apresenta mal estar, cansaço e dificuldades respiratórias durante atividades físicas. Em alguns casos elas demonstram também palidez por causa da anemia, suor excessivo, perda de peso e intolerância a temperaturas altas.

Segundo dados da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia existem atualmente no país cerca de 50 mil pacientes em tratamento de leucemia ou linfoma, atendidos em aproximadamente 380 instituições no país. Caso não seja tratada, a doença pode levar o paciente à morte sete anos após o diagnóstico clínico.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/263557/visualizar/