Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 01 de Novembro de 2006 às 15:15
Por: Jesiel Pinto

    Imprimir


Para ações de controle da dengue, a Secretaria de Estado de Saúde (Ses) vem procurando dar maior atenção às capacitações voltadas para operações de campo e o controle vetorial. Nesse sentido, a secretaria ja promoveu a capacitação de mais de 80 supervisores de campo, abrangendo 62 municípios prioritários, o que equivale, até agora, a uma cobertura de 42% dos municípios do Estado de Mato Grosso.

A superintendente de Vigilancia em Saúde (Suvisa), Silvana Krüger, disse que a implementação de ações de vigilancia e controle da doença já começaram a produzir resultados práticos no âmbito do controle da dengue por parte da Secretaria de Estado de Saúde. “Tivemos um aumento de casos notificados, em comparação com os dados de janeiro a outubro do ano passado, e uma redução do número de casos confirmados, além de uma queda de 57% nos casos de dengue hemorrágica, até agora, e de 75% menos óbitos do que no ano passado”, lembrou.

Segundo o Sistema de Informações de Agravos Notificados (Sinan), de janeiro a outubro de 2006 foram notificados 10.728 casos de dengue em Mato Grosso, um aumento de 21% sobre os 8.860 casos notificados em 2005, no mesmo período. Já os casos confirmados da dengue, no período de janeiro a outubro de 2006, foram de 4.602, uma redução de 7% em comparação com os 4.914 casos confirmados, no mesmo período do ano 2005.

Visando analisar todo esse trabalho será realizada, nos dias 8 a 10 de novembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, a Reunião de Avaliação das Ações de Controle da Dengue em MT, dirigida e gestores e responsáveis pela aplicação do Programa Estadual de Combate à Dengue no Estado.

Silvana Kruger disse que “esses percentuais apontam para uma maior sensibilização por parte da população, que confiou e procurou mais os serviços de saúde, como também por parte dos profissionais de Saúde que passaram a notificar mais as ocorrências. Já o aumento nas notificações identifica melhorias no sistema de investigação da dengue, maior captação de casos, em decorrência de capacitações voltadas para esse resultado e melhor registro nas regiões prioritárias para a dengue, no Estado, o que possibilita o planejamento de ações ainda mais efetivas no controle da doença”.

Visto que o controle de notificações depende de registros acurados e sistemáticos a Saúde do Estado investiu, também, na qualificação do Sistema de Informações voltado para o registro de operações de campo, constando nele dados operacionais e entomológicos, melhorando assim a qualidade das informações com uma nova versão do sistema. “E vamos continuar investindo nas capacitações, visando tornar médicos e enfermeiros da rede básica de Saúde aptos a prestar melhores serviços aos usuários do SUS no âmbito do controle da dengue”, afirmou Silvana.

Silvana disse que “o Estado continua monitorando os 141 municípios, no desenvolvimento de ações no enfrentamento da dengue e convoca a população do Estado para continuar unida com a Secretaria de Estado de Saúde no combate e controle da doença que só pode ser vencida com o esforço conjunto do Estado, municípios, sociedade organizada e população”.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/263873/visualizar/