Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 01 de Novembro de 2006 às 08:07

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva planeja criar uma gratificação especial para os controladores de vôo, que atualmente recebem salários baixos para o nível de exigência - entre R$ 1,7 mil e R$ 3,7 mil. Para isso, seria necessário uma lei ou medida provisória.

A sugestão foi feita ontem em uma reunião entre o presidente, o ministro da Defesa, Waldir Pires, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e representantes da Aeronáutica, da Agência Nacional de Aviação Civil e da Infraero, segundo o Bom Dia Brasil. No encontro, foram tomadas medidas de emergência para tentar controlar os atrasos que vêm se repetindo há seis dias nos principais aeroportos do Brasil.

Depois da reunião, Waldir Pires, confirmou que controladores de vôo militares da reserva receberam convite para reassumir suas funções até que o fluxo do tráfego aéreo brasileiro seja restabelecido. Já o Comando da Aeronáutica anunciou a publicação, na próxima segunda-feira, de edital de concurso público para contratação de 64 controladores de vôo civis.

A Aeronáutica informou ainda que 15 controladores que atuam em outras áreas e que já passaram pelo Centro de Controle de Brasília iniciaram curso de readaptação para complementar o efetivo do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta-1) , em Brasília.

O presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Proteção ao Vôo, Jorge Botelho, no entanto, alerta para o risco que pode representar a contratação de novos profissionais. Ele diz que a situação dos controladores de vôo é preocupante.

"É inconcebível pegar um aluno recém formado e colocá-lo pra trabalhar no centro de controle e isso está acontecendo e nós estamos tendo sérios problemas. No caso daqueles que estão voltado, os aposentados, podem não estar aptos para trabalhar", disse.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/264009/visualizar/