TCE treina técnicos para auditoria informatizada
Esse treinamento faz parte do Sistema de Auditoria Pública Informatizada de Contas - APLIC, que vem sendo implantado pelo Tribunal. A novidade trazida por essa nova etapa do APLIC é que tarefas que até agora eram realizadas manualmente passam a ser feitas pelo próprio sistema, como é o caso de verificar se o ordenador de despesas cumpriu as exigências da Lei 4.320/64, que dispõe sobre as normas da administração pública.
Essa ferramenta do APLIC supre uma demanda importante do controle externo, pois além de disponibilizar a informação, o próprio sistema identifica os chamados “pontos de auditoria”, que são aspectos das contas públicas que necessitam ser melhor examinados pelos técnicos. Se um determinado órgão realizou despesa ou licitação em desacordo com as normas legais o sistema acusa a irregularidade. Nesse caso o gestor é notificado a proceder as correções.
O módulo do curso tem 4 horas de duração. Cerca de 120 técnicos das Secretarias de Controle Externo e das Coordenadorias de Engenharia e de Atos de Pessoal do TCE vão passar pelo treinamento. A partir de 2007 as informações remetidas pelos 402 jurisdicionados municipais por meio da Auditoria Informatizada vão orientar os relatórios técnicos sobre as prestações de contas.
Além de capacitar os técnicos para operacionalização do sistema, o Tribunal de Contas realiza treinamento também para os gestores municipais. De agosto a setembro passado o TCE capacitou técnicos de prefeituras e de outros órgãos obrigados a enviar eletronicamente informações ao Tribunal de Contas.
Comentários