Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 31 de Outubro de 2006 às 01:55

    Imprimir


Neste ano, o Ibope realizou cerca de 350 pesquisas eleitorais em todo o Brasil, entrevistando aproximadamente 570 mil eleitores, no primeiro e no segundo turno das eleições. O instituto foi o único que realizou pesquisas em todos os 27 estados e, nesse segundo turno encerrado com o pleito de domingo, eleva seu índice de acerto para 100%.

Foram realizadas oito pesquisas de boca-de-urna no segundo turno (Brasil, Maranhão, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina), totalizando a realização de 46,2 mil entrevistas em um único dia. Os resultados apontaram corretamente a colocação das 16 candidaturas medidas nesta etapa da eleição. Apenas na eleição do Paraná os candidatos ficaram fora da margem de erro da pesquisa.

"No caso do Paraná, não há pesquisa que consiga captar diferenças tão pequenas como a observada nesta eleição. Os altos índices de votos brancos e nulos (9%) e de abstenção (18%) verificados neste segundo turno podem ter prejudicado os votos do governador reeleito, Roberto Requião", avalia Márcia Cavallari, diretora executiva do Ibope.

Em relação às pesquisas de intenção de voto para presidente, os índices do IBOPE, tanto para a última pesquisa quanto para a boca-de-urna ficaram muito próximos do resultado final.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/264312/visualizar/