Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 29 de Outubro de 2006 às 08:31

    Imprimir


Os 91.244 colégios eleitorais do Brasil abriram hoje suas portas às 8h para o segundo turno das eleições presidenciais e regionais, na qual será definido o presidente e os governadores de 10 dos 27 estados do país.

Após primeiro turno, na qual foi renovado o Congresso e os legislativos regionais e foram eleitos os governadores de 17 estados, os brasileiros definirão agora os mandatos que ficaram pendentes, entre eles a Presidência.

A legislação prevê segundo turno entre os dois candidatos mais votados nas eleições para cargos executivos se nenhum aspirante obtém mais da metade dos votos no primeiro.

O atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aspira ser reeleito para um novo mandato após conseguir 48,6% dos votos no primeiro turno, enquanto seu concorrente Geraldo Alckmin (PSDB), que forçou o segundo turno, obteve 41,6%.

Lula é o favorito nas pesquisas para o segundo turno, no qual, segundo as pesquisas, pode obter 61% dos votos válidos, contra 39% de seu oponente.

Os Governos regionais que estão sendo disputados nesta segunda etapa são Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Rio Grande do Norte e Maranhão.

Os 125.913.479 eleitores brasileiros terão nove horas para registrar seu voto em 380.945 urnas eletrônicas distribuídas em 5.658 municípios do país e em 207 locais de votação no estrangeiro Os locais de votação estarão abertos entre 08h e 17h de Brasília, mas, como no país há três fusos horários, os colégios no estado do Acre fecharão duas horas mais tarde, ou seja, às 19h de Brasília.

Até o fechamento dos colégios no Acre não poderão ser divulgadas as pesquisas de boca-de-urna nem os primeiros resultados dos escrutínios oficiais.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prevê que 90% dos votos já estarão apurados cerca de duas horas depois do fechamento dos colégios no Acre, ou seja por volta das 21h de Brasília.

No primeiro turno, o Tribunal conseguiu divulgar 90% dos votos computados um pouco antes dessa hora graças à agilidade do sistema eletrônico de votação e apuração, que está sendo adotado por outros países.

Apesar do voto ser obrigatório para todos os cidadãos entre 18 e 70 anos, o primeiro turno teve um índice de abstenções de 16,75%, percentagem inferior ao das eleições gerais de 2002 (17,74%).





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/264758/visualizar/