Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 26 de Outubro de 2006 às 13:45

    Imprimir


O ministro da Saúde, Agenor Álvares, apresentou, hoje (25), no Rio de Janeiro, o projeto do novo complexo do Instituto Nacional de Tráumato-Ortopedia (Into). As instalações serão ampliadas de 11 mil m² para aproximadamente 70 mil m². O Ministério da Saúde investirá mais de R$ 110 milhões em obras de construção e reforma na nova sede e R$ 77 milhões em compra de equipamentos e material permanente. O diretor-geral do Into, Sérgio Côrtes, também participou da cerimônia.

A futura sede do Into está localizada no antigo prédio do Jornal do Brasil, na Avenida Brasil, 500. O amplo espaço do imóvel permitirá ao Into criar diversos novos centros de tratamento específicos, além de investimentos em ensino e pesquisa. O novo Into passará a ter 256 leitos comuns, 44 leitos de CTI, 44 salas cirúrgicas, 18 leitos Hospital Dia, três salas de cirurgia Hospital Dia, destinadas a procedimentos rápidos, que liberam o paciente em 24 horas, e 64 consultórios. Todas as salas cirúrgicas terão equipamentos para transmissão digital e ao vivo dos procedimentos. Esta tecnologia poderá ser utilizada no treinamento e na educação continuada para profissionais da saúde, inclusive por meio de ensino a distância.

O número anual de intervenções cirúrgicas passará de 5 mil para quase 20 mil e as consultas ambulatoriais, de 88 mil para 305 mil. A construção de um Centro de Reabilitação dará condições, ainda, para que 86 mil consultas de reabilitação sejam feitas a cada ano. Como conseqüência desta ampliação, a espera média para atendimento cairá de 36 para 12 meses.

A outra parte das instalações será construída em um terreno anexo, de 15 mil m², cedido ao Ministério da Saúde, em abril deste ano, pela Companhia Docas do Rio de Janeiro. No local, serão construídos cinco edifícios interligados, incluindo um edifício-garagem e um prédio dedicado ao ensino e à pesquisa, onde serão desenvolvidas várias técnicas inéditas em tráumato-ortopedia, com capacitação dos profissionais de saúde.

O complexo abrigará, entre outros serviços, um dos maiores e mais modernos centros de reabilitação da América Latina, além de oficina ortopédica, ambulatório, farmácia, almoxarifado, cozinha, refeitório, arquivo médico e um auditório com capacidade para 600 pessoas.

A direção do Into solicitou ao Tribunal de Contas (TCU) e à Controladoria Geral da União (CGU) para acompanhar cada etapa da construção do complexo, desde a licitação até a conclusão das obras. Uma forma de garantir total transparência em todo o processo.





Fonte: Agência Saúde

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/265539/visualizar/