Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 23 de Outubro de 2006 às 16:42

    Imprimir


O 5º Seminário de Letras (SELE), Interlocuções Literárias, de 23 a 27 de outubro na Universidade de Cuiabá (UNIC), pretende trazer às mesas de discussões reflexões críticas sobre as afinidades entre as literaturas portuguesa e espanhola, debatidas por renomados pesquisadores, especialistas e estudiosos. No total, o seminário terá 40 horas.

No Seminário, promovido pelo curso de Letras da Faculdade de Educação da Universidade de Cuiabá (UNIC), serão debatidas as obras de alguns dos maiores autores clássicos durante os Grupos de Estudo (GE), sem deixar de prestigiar ainda o sempre importante português Fernando Pessoa e o brasileiro Carlos Drummond de Andrade.

Segundo uma das coordenadoras do evento, Jozanes Neris de Assunção, o Seminário vai propiciar o aprofundamento de discussões sobre a formação do professor-leitor e a importância da leitura literária no ensino e na formação da cidadania. "E trazem benefícios para os professores da educação básica por ser uma boa oportunidade de formação continuada", afirma Assunção.

Cultura - Um dos destaques do evento, que busca incentivar a leitura e despertar nos participantes a interpretação de textos e poesias, serão as apresentações artisco-culturais.

O 5º SELE será aberto na segunda-feira (23/10), às 19 horas, com a apresentação artística "Música, Dança e Poesia: Intertextualidades". Na seqüência, haverá a palestra "De MT para o Mundo: Trocas e Transferências", proferida pela professora doutora da UNIGAV Yasmim Nadaff.

Os GEs - Os grupos entram em cena na terça-feira (24/10) e prosseguem até quinta-feira (26/10). Serão debatidos temas como "MT e América Latina", "Ensino da Literatura e Questões Regionais" e "Pessoa e Drummond: Aproximações luso-brasileiras", entre outros assuntos.

No último dia do Seminário, sexta-feira (27/10), a professora mestre Soraia Lima Arabi proferirá a palestra "O Diálogo Intertextual: Tradição e Originalidade". Em seguida, os participantes irão expor e socializar os estudos dos grupos, e será realizado o encerramento da semana.

Serviço - As inscrições podem ser realizadas até o dia 21 de outubro. Para se inscrever, os interessados devem depositar na agência 0852 do Banco Real, C/C 6008920-5, a quantia de R$ 25, para acadêmicos, e R$ 30, público em geral.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/266351/visualizar/