Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 23 de Outubro de 2006 às 16:35

    Imprimir


A Brasil Ecodiesel, maior produtora de biodiesel do país, anunciou nesta segunda-feira que lançará ações na Bolsa de Valores de São Paulo em novembro, em uma oferta que pode levantar quase 940 milhões de reais.

A previsão da empresa é arrecadar cerca de 600 milhões de reais, segundo uma fonte da empresa, e os recursos serão utilizados no plano de expansão da companhia. Levando-se em conta o preço máximo da estimativa de preço entre 17 e 22 reais, a oferta primária e secundária de 31.577.685 ações ordinárias alcançaria quase 940 milhões de reais, considerando-se também o exercício completo da opção do lote adicional de até 6.315.537 ações e do lote suplementar de até 4.736.652 ações.

A empresa ainda aguarda, no entanto, o registro de companhia aberta na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para realizar a operação. Segundo a fonte da empresa que não quis se identificar, o registro deve ser concedido nos próximos dias.

"Já respondemos todas as exigências da CVM e conversamos com potenciais investidores, em meados de novembro já devemos estar negociando ações na Bovespa", afirmou a fonte.

De acordo com o prospecto preliminar divulgado nesta segunda-feira, o período de reserva vai de 30 de outubro a 7 de novembro e o início da negociação das ações na Bovespa está previsto para 13 de novembro.

Criada em 2003, a Ecodiesel era responsável até agosto por 60 por cento de toda a capacidade de produção de biodiesel no país, combustível cuja demanda vem crescendo fortemente nos últimos anos e deve atingir um consumo interno de 1 bilhão de litros em 2008, segundo projeções do governo. Nesse ano, a mistura de 2 por cento do produto ao diesel será obrigatória.

A empresa participou dos leilões de biodiesel do governo e se comprometeu a fornecer 58,1 por cento de todo o combustível vendido, ou 488 milhões de litros. A partir de março de 2007, a companhia espera estar produzindo 638,5 milhões de litros.

A Ecodiesel tem atualmente apenas uma planta em operação, no Piauí, com capacidade para produzir 45 milhões de litros por ano. Outra usina está em fase de testes, no Ceará, mas possui outras quatro em construção, que receberão os recursos da colocação de ações.

Das plantas em construção, a da Bahia está em fase mais adiantada e começará a operar em novembro. As outras três estão localizadas nos Estados de Tocantis, Rio Grande do Sul e Maranhão, e começam a produzir no primeiro trimestre de 2007. Cada uma terá capacidade para produzir 120 milhões de litros anuais.

Com o governo de Mato Grosso do Sul a companhia assinou este mês um memorando de intenções para construir outra planta de 120 milhões de litros, também prevista para 2007. Parte dos recursos da oferta no entanto serão destinados à expansão da estratégia agrícola da companhia, que adquire a matéria-prima, mamona, de 23 mil famílias espalhadas pelo país. No Piauí, a Ecodiesel compra mamona de 700 famílias que foram assentadas em uma fazenda de 3 mil hectares da própria empresa, e que em 10 anos receberão a propriedade da terra. Apesar de utilizar mamona, a Ecodiesel vem desenvolvendo estudos para produzir biodesel também a partir do pinhão manso e do girasol. "Temos uma tecnologia flexível e vamos utilizar a matéria-prima dependendo da situação do mercado", explicou a fonte. Os coordenadores da oferta são Banco Fator e Citigroup.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/266354/visualizar/