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Economia
Domingo - 22 de Outubro de 2006 às 07:09

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Depois da forte investida da Schincariol contra a AmBev no mercado de cervejas, em 2003, agora é a vez da Femsa Cerveja Brasil, do grupo mexicano “FEMSA - Fomento Econômico Mexicano S.A.”, lançar uma ofensiva contra a maior cervejaria do mundo, A Ambev. E Cuiabá será palco da batalha. No próximo dia 10, a planta industrial da Kaiser na Capital inicia a produção da Sol em volumes que segundo a assessoria de imprensa “serão de acordo com a demanda do mercado”.

A marca já está disponível em alguns pontos de revenda da Capital, por meio da produção de Araraquara (SP). Bares já comercializam a cerveja nas versões lata e garrafa (600 mililitros).

A nova “guerra” foi declarada na última quarta-feira, com o lançamento oficial da cerveja Sol no mercado nacional e o início da campanha de mídia na TV. A primeira campanha usa como slogan "Essa vontade é demais", e o pano de fundo dos filmes na TV são vozes de consumidores gritando nos bares a frase "Vamo aí".

Embora a campanha tenham começado no dia 18, há pelo menos uma semana a nova marca já vinha sendo comercializada no Brasil.

A distribuição no Estado está sendo feita pela Coca-Cola e já atinge centenas de pontos de vendas. “Estamos levando o produto para outros municípios e o nosso objetivo é estar presente em todo o Estado”, revela uma fonte da área comercial da Femsa em Cuiabá. A assessoria informa que a cerveja pode ser encontrada nas cidades de Rondonópolis, Sinop, Primavera do Leste e Cáceres, por exemplo.

Em todo o país a meta da Femsa é chegar em 1 milhão de pontos-de-vendas, eliminando um problema sério do setor: a distribuição.

A nova cerveja, que chega para bater de frente com a Skol – produzida pela AmBev - está sendo apresentada nas versões lata 350 ml, long neck 355 ml, garrafa retornável 600 ml e chope.

“Por enquanto, só a long neck ainda não está sendo distribuída em Mato Grosso. Mas em breve estará disponível no mercado”, completa a fonte.

Em Cuiabá, a Sol pode ser encontrada ao preço que varia de R$ 1,30 a R$ 1,45. “Coloquei a cerveja na prateleira e não chegou a durar um dia”, disse a proprietária de uma mercearia do Parque Cuiabá. “Fiz um novo pedido, pois os consumidores gostaram”, avalia. Ela aposta em um equilíbrio de vendas de cervejas no local por conta da chegada da Sol.

De acordo com João Batista Camargo, da área de Assuntos Corporativos da Femsa em Cuiabá, a nova cerveja chega para competir de igual para igual com as grandes marcas. “A cerveja é de excelente qualidade e a conquista dos consumidores será só uma questão de tempo”, afirma.

Nesta tentativa de conquistar mercado, fica clara a disputa direta pelo mercado ‘cervejeiro’ da AmBev. Questionada sobre o assunto, a Femsa, por meio de sua assessoria não respondeu a indagação e apenas informou que o marketshare da “Femsa Cerveja Brasil é de 7,8%, segundo levantamento especializado da AC Nilsen, relativo a setembro deste ano”.

Pela primeira vez, desde a criação da empresa em 1999, uma fábrica de grande porte vai entrar na seara da líder cervejeira, a Ambev, que detém 68% do mercado. A participação da Femsa é considerada pequena, mas a empresa tem como bancar uma agressiva ação local. Em 2005 faturou US$ 10 bilhões e é considerada rentável e lucrativa pelo mercado.

Com relação aos investimentos na planta de Cuiabá para a produção da Sol e das cifras que serão injetadas na mídia nacional para divulgar o novo produto, a Femsa diz “que é política da empresa não divulgar investimentos”.

HISTÓRICO - No dia 16 de janeiro deste ano o Grupo Femsa adquiriu 68% das ações da Cervejarias Kaiser Brasil. A Molson Coors e a Heineken continuam como acionistas da cervejaria.

PRODUÇÃO – As oito unidades fabris da Kaiser no Brasil produzirão a Sol. Segundo a Femsa, todas estão localizadas em “regiões de extrema importância por estarem instaladas estrategicamente, entre elas Cuiabá”. Sobre a possibilidade de novos produtos virem a ser produzidos em Cuiabá, a cervejaria explica que atualmente a unidade cuiabana fabrica as cervejas Kaiser Pilsen, Bavária Pilsen e Bavaria Premium “e existe a possibilidade de produzir as demais marcas do portfólio”. O grupo mexicano produz também a Dos Equis, Carta Blanca e Tecate.

ESTRATÉGIAS – Tanto em Cuiabá como em todos os pontos de revenda brasileiros, a Femsa aposta na exposição diferenciada nas gôndolas e forte apoio dos materiais de merchandising, nos bares, restaurantes e casas noturnas, além da campanha publicitária em veículos de comunicação de massa.

Os investimentos em marketing – não revelados - incluem o patrocínio dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007, eventos, promoções, ações de endomarketing (divulgação interna) e amplo material de merchandising.





Fonte: Diário de Cuiabá

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