Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 21 de Outubro de 2006 às 07:36

    Imprimir


A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, chegou hoje a Moscou para debater com as autoridades russas a crise nuclear da Coréia do Norte, informou a agência oficial "Itar-Tass".

A capital russa é a última etapa da viagem de Rice, que esta semana esteve em Tóquio, Seul e Pequim para pedir a aplicação firme das sanções da ONU contra o regime de Pyongyang.

Em Moscou, a secretária de Estado americana deve se reunir com o vice-primeiro-ministro, Serguei Ivanov, também ministro da Defesa. O chefe da diplomacia do Kremlin, Serguei Lavrov, deverá participar do encontro.

Nenhuma fonte oficial informou se o presidente da Rússia, Vladimir Putin, deve receber a secretária de Estado americana.

A Chancelaria russa anunciou que as negociações com Rice se concentrarão na crise nuclear norte-coreana. Mas também haverá uma troca de opiniões sobre problemas internacionais como o programa atômico do Irã e o conflito do Oriente Médio.

Lavrov e Rice discutirão também assuntos da agenda bilateral.

Fontes diplomáticas disseram que a Rússia está aberta para abordar "qualquer assunto espinhoso", como o conflito com a Geórgia e o assassinato da jornalista russa Anna Politkovskaya.

Estados Unidos e Rússia, assim como o Japão, China e as duas Coréias, são os seis países que participam das conversas de seis lados para a solução da crise nuclear norte-coreana.

Moscou pediu esta semana que Pyongyang ouça os apelos da comunidade internacional e opte "pelo diálogo, e não pelo confronto nuclear", para devolver a estabilidade à região.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/266876/visualizar/