Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Sexta - 20 de Outubro de 2006 às 16:35

    Imprimir


A Microsoft anunciou um acordo com a operadora francesa "France Telecom" para inserir o comunicador Windows Live Messenger, conhecido anteriormente como MSN Messenger, em telefones sem fio, permitindo que usuários enviem mensagens uns para os outros através do celular, uma alternativa ao SMS.

De acordo com o site BetaNews, alguns telefones já traziam uma versão do MSN Messenger embutida, porém segundo Steve Ballmer, CEO da Microsoft, o novo software será diferente e trará mais recursos, além de permitir que os 135 milhões de clientes da operadora se comuniquem com outros 240 milhões de usuários do programa no resto do mundo.

Um preço para a troca de mensagens ainda não foi divulgado, mas as empresas disseram que ele será bastante razoável, descartando o fato de que o programa embutido traria uma baixa no sistema de SMS, pois os usuários utilizarão mensagens de texto para conversas mais privadas. Todavia, é fato que as mensagens instantâneas trazem inúmeros benefícios sobre as mensagens de texto, inclusive por não limitarem os remetentes a 160 caracteres.

Com o acordo, a Microsoft dá um passo além frente a concorrentes como a Yahoo e AOL, que também possuem programas para dispositivos sem fio mas normalmente complicados de utilizar e, por isso, pouco populares. A Microsoft e a Orange, divisão sem fio da operadora France Telecom, dividirão os custos de desenvolvimento, bem como os lucros do novo serviço, que deve expandir as funcionalidades do aplicativo além de simples conversas, talvez até serviços VoIP e mesmo conferência de vídeo.

O serviço será lançado na França em dezembro, quando seis dispositivos receberão o programa, número que deve se multiplicar até o fim de 2007. A Orange espera que milhões de clientes passem a usar a versão móvel do Windows Live Messenger até 2009. O serviço não é exclusivo, e a desenvolvedora do Live Messenger pode implementar o programa em outras operadoras: com previsão de lançamento também na Inglaterra e Espanha em 2007.

Segundo o site International Herald Tribune, a Yahoo possui parceria com operadoras de celulares como a BT, na Inglaterra, e Buoygues, na França, para prestação de serviços similares, além de ter iniciado o desenvolvimento de uma rede separada com a firma "3", da Hutchison Telecommunications, que deve entrar em operações em 2007.

Recentemente Microsoft e Yahoo juntaram forças para integrar seus dois mensageiros instantâneos, recurso que já está em funcionamento, mas que ainda não se sabe se funcionará também na versão para celulares, conforme noticiou o site TechDigest.





Fonte: Magnet

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/267004/visualizar/