Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 17 de Outubro de 2006 às 15:59

    Imprimir


Uma onça parda foi encontrada, na manhã desta terça-feira, às margens da rodovia MG-010, que liga Belo Horizonte ao Parque Nacional da Serra do Cipó, altura do município de Jaboticatubas.

De acordo com o tenente Écio Antônio Belo, comandante da Polícia de Meio-Ambiente, o animal foi atropelado durante a madrugada. "No local onde ela foi encontrada, já desacordada, havia um sinal de frenagem de um carro", afirmou. Um policial que passava pela estrada recolheu o felino levou-o para a sede da PM no distrito de São José de Almeida.

A Polícia de Meio-Ambiente acredita que a onça tenha sido atropelada quando caçava à noite. "É um animal de hábitos noturnos, que gosta de capturar animais de pequeno porte", continuou o tenente Écio. "Nós estamos saindo de um período de seca, com muitas queimadas, então este tipo de animal sai para caçar cada vez mais longe, ele se afasta cada vez mais de seu habitat em busca de alimentos", explicou.

Assustada e bastante irritada, a onça rosnava constantemente para os policiais e curiosos que chegavam perto da gaiola onde ela ficou presa. O felino foi levado para a sede da Polícia de Meio-Ambiente, no bairro Vera Cruz, na região leste de Belo Horizonte, para ser examinado por um verterinário. "Aparentemente, o animal não tem ferimentos. Mesmo assim, ele vai passar por uma avaliação veterinária ainda hoje".

A onça parda é uma espécie da fauna brasileira ameaçada de extinção. Depois de receber o tratamento veterinário, ela ficará em observação por cerca de dois dias. Depois será levada de volta à região onde foi capturada, habitat natural próximo ao Parque Nacional da Serra do Cipó, município de Santana do Riacho, na região central do estado de Minas Gerais: "É uma onça de pequeno porte que não oferece risco às pessoas. Ela procura pequenos animais, como galinhas, e não ataca as pessoas. Só ataca quando se sente acuada. Em situações normais, a primeira coisa que ela faz é correr", completou.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/267885/visualizar/