Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Domingo - 15 de Outubro de 2006 às 02:15

    Imprimir


As cabras domésticas seguiam os agricultores do Oriente Médio para a Europa desde o período neolítico, há aproximadamente 10.500 anos, anunciaram os autores de um estudo publicado pela revista americana Proceeding of the National Academy of Science (PNAS).

Analistas de DNA mostraram que as cabras, um dos primeiros animais domésticos, possuem uma "forte homogeneidade genética na escala mundial", diferentemente de outras espécies de gado como a vaca e o carneiro, cujas "diferenças genéticas são marcantes entre as populações européia, asiática ou africana".

Isto mostra que os deslocamentos das cabras, os principais animais domésticos, no Oriente Médio, há 10.500 anos, começaram com a expansão da criação de animais, concluíram os pesquisadores, do laboratório da Ecologia alpina, um organismo de pesquisa francês.

Os cientistas tiraram suas conclusões da análise de 24 amostras de ossos de cabra encontrados em uma gruta situada num sítio neolítico de Baume d'Oullen, no sul da França. "Este lugar, afastado das zonas iniciais de domesticação no Oriente Médio, faz parte dos locais aonde a agricultura chegou na Europa, destacam.

Já era sabido que as cabras domésticas haviam se deslocado muito ao longo da história da humanidade, mas o período ainda não havia sido determinado. Segundo eles, portanto, trata-se da "revolução neolítica", um período da história da humanidade em que os homens deixaram de viver apenas da "caça e da colheita para se tornarem sedentários e adotarem a agricultura".

"É provável que as cabras tenham desempenhado um papel importante na difusão da agricultura, e que elas tenham viajado por longas distâncias com os primeiros agricultores", observam os cientistas.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/268492/visualizar/