Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 14 de Outubro de 2006 às 03:40
Por: Mariana Peres Pacheco

    Imprimir


A realidade de Mato Grosso e seus potenciais de desenvolvimento estão reunidos na primeira edição do “Mato Grosso em Números”, publicação lançada ontem pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) que traz uma radiografia socioeconômica do Estado, com objetivo de diversificar a matriz econômica mato-grossense. “Os números em destaque serão fontes contínuas de informação tanto para investimentos da iniciativa pública, quanto privada”, resume o secretário Yênes Magalhães.

As 140 páginas trazem informações sobre os três eixos do desenvolvimento estadual: aspectos físicos (clima, relevo, solo), sociais (Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), saúde e educação) e econômicos, agropecuária (principais culturas e as atividades pecuárias), mercado externo (balança comercial), contas regionais, finanças públicas, infra-estrutura e energia.

Magalhães destaca que o que mais chamou a atenção foi o resultado da radiografia feita no segmento turístico mato-grossense que revelou atrativos em 55 municípios, dos 141 que formam o Estado. Como por exemplo, Tesouro (366,6 quilômetros ao Sul de Cuiabá), que possui grutas e cavernas. Além destas informações, a publicação observa neste segmento, como no caso de Tesouro, que as grutas de interesse arqueológico, tem visita restrita a cientistas e estudiosos do assunto com autorização da Funai. Outro exemplo do detalhamento são as grutas, cavernas e rios de Acorizal (58,7 quilômetros ao Norte de Cuiabá), “município de grande beleza cênico, mas sem qualquer infra-estrutura”, cita o secretário. Já Figueirópolis D’Oeste e Jangada (376 quilômetros ao Oeste de Cuiabá e 72 quilômetros ao Norte de Cuiabá, respectivamente), têm como atrativos, rios piscosos.

“O turismo é atualmente no mundo, a maior fonte geradora de empregos. O Brasil e Mato Grosso são incipientes nesta atividade e nosso Estado tem um potencial fantástico para desenvolver este segmento econômico, já que contamos com três biomas (Cerrado, Pantanal e Amazônia). Mato Grosso conhece seus pontos turísticos e agora o Brasil também conhecerá. Geramos uma oportunidade para recepção de turistas e de investimentos”.

No segmento agropecuário, Campo Verde, Nova Ubiratã e Sorriso, são campeões na produção de algodão, arroz e soja, respectivamente, conforme o ranking apresentado pela publicação.

EDIÇÃO 2006 – De acordo com o secretário de Planejamento, o livro será distribuído para prefeituras, órgãos do serviço público municipal, estadual e federal, bem como para federações, entidades de classe e secretarias de planejamento de todo o país. “Vamos aproveitar a participação do Estado em eventos nacionais e internacionais para divulgar nossos potenciais e despertar a atenção para novos investimentos. A crise da agricultura mostrou como somos dependentes de um único segmento, precisamos diversificar nossa economia”. Inicialmente foram impressos dois mil exemplares.

Os técnicos da Seplan Antônio Abutakka e Marilde Brito Lima, coordenaram uma equipe de 12 profissionais. Foram 12 meses de apuração.

O secretário adverte que publicação do “Mato Grosso em Números”, não substitui o Anuário Estatístico de Mato Grosso. “São instrumentos de informações diferentes. Estamos preparando a 26ª edição do anuário estadual para divulgação neste ano. A publicação lançada ontem trata as informações econômicas e sociais dos últimos dez anos de maneira mais ampla e aprofundada. O livro, por ser mais resumido, facilita o acesso e logo na apresentação vemos que ele tem um quinto do anuário estatístico”, exclama Magalhães.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/268669/visualizar/