Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 11 de Outubro de 2006 às 19:01
Por: Raquel Teixeira

    Imprimir


Empresários e integrantes do governo da província de Shaanxi, da República Popular da China, assinaram nesta quarta-feira (11) a renovação de um Acordo de Manutenção de Relação com o Governo de Mato Grosso. A comitiva chinesa visitou o Palácio Paiaguás e, em audiência com secretários de Governo, renovaram o acordo que prevê trocas e cooperação mútuas nas áreas de comunicação, ciência tecnologia, agricultura, saúde, educação e recursos humanos.

Mato Grosso mantém esse acordo há cerca de dez anos com a Província chinesa e a visita ao Estado da comitiva foi organizada pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), com apoio da Casa Civil do Governo, para que os chineses possam conhecer e se inteirar da base econômica do Estado. Pela manha, os chineses se reuniram com diretores da Associação Mato-grossense de Algodão (Ampa) e de Produtores de Soja (Aprosoja).

O Acordo foi assinado em três línguas – português, inglês e chinês – pelo secretário-chefe da Casa Civil, Antônio Kato e pelo vice-governador Executivo da Província, Zhao Zhengyong.

Os integrantes do governo chinês elogiaram o Estado e parabenizaram o governador Blairo Maggi pela reeleição. Os chineses ressaltaram o interesse em estreitar o acordo também na área agrícola. Os empresários presentes representam segmentos industriais de fertilizantes, carvão e tecnologia em aviação, sendo este último da única empresa existente em território chinês.

Na avaliação do secretário Antônio Kato, a cooperação favorece Mato Grosso na abertura de mais opções, em especial na área de alta tecnologia. “Com um alto grau de desenvolvimento e uma indústria avançada, nosso Estado só tem a ganhar com a cooperação e vamos buscar fortalecer e efetivar esse intercâmbio”, afirmou.

Conforme o secretário-adjunto da Sicme, Antônio Epaminondas, um dos intercâmbios já iniciados é o envio de dois estudantes para a Província para troca de experiências educacionais e aprendizado do mandarim e a vinda de dois outros estudantes chineses para Mato Grosso. A Sicme está organizando a seleção dos estudantes, que devem ter noções básicas de mandarim, para o País.

Os dois governos trocaram presentes que retratam a história e artesanato locais. Da província chinesa, o vice-governador Zhao presenteou o governador Blairo Maggi com uma gravura que retrata guerreiros mongóis do século XIII e uma peça da dinastia Ming, entregue ao secretário Epaminondas.

De Mato Grosso, a comitiva chinesa levou peças artesanais feitas em madeira com a técnica de marchetaria.

Participaram da audiência os secretários de Estado de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato e adjunto da Casa Civil, Jefferson de Castro, que foi o intérprete de Língua Inglesa entre o Governo e a comitiva chinesa.

SHAANXI

A província, localizada no noroeste chinês, tem uma população aproximada de 37 milhões de habitantes. A base da economia está fundamentada na indústria química, farmacêutica, energia, máquinas, de alta tecnologia, de exploração vegetal, como o carvão e o turismo.

A economia da província registra um crescimento anual de 12%.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/269125/visualizar/