Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 09 de Outubro de 2006 às 21:27
Por: Raquel Teixeira

    Imprimir


Empresários brasileiros e norte-americanos se reuniram com o governador Blairo Maggi nesta segunda-feira (09) para a apresentação de investimentos no Estado na área de produção de biocombustíveis.

Acompanhados do senador Gilberto Goëllner, os empresários, representados por Sílvio Teixeira Jr., da Empresa Brasileira de Energia Renovável, estão avaliando em quais Municípios mato-grossenses será possível a instalação de três plantas industriais.

Conforme Teixeira, o projeto desenvolvido em parceria com fundos de investimentos norte-americanos, deve ser concluído até o início do próximo ano e a previsão é de que em trinta meses a primeira planta já possa entrar em operação. Estão previstos investimentos em biodiesel, álcool e soja.

Para o empresário, o mercado apresenta uma demanda bastante favorável no setor que tende a crescer cada vez mais mundialmente, com a troca da energia fóssil pela renovável. “E Mato Grosso apresenta um diferencial no mercado com a alta capacidade produtiva e um nível competitivo que favorece a instalação de empreendimentos”, avaliou Sílvio Teixeira.

MERCADO

Segundo dados do Departamento de Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, atualmente 15 dos 27 Estados brasileiros estão com projetos de investimentos em usinas de biodiesel representando uma capacidade de produção em torno de 1,8 bilhão de litros por ano. Esse mercado só tende a avançar mais, uma vez que a demanda aumentará com a obrigatoriedade de adição de 2% de biodiesel ao óleo diesel, a partir de 2008, e 5%, a partir de 2013.

Em Mato Grosso há três usinas em funcionamento, duas delas com capacidade de produzir, cada uma, 57 milhões de litros de biodiesel. Uma está localizada em Barra do Bugres e a outra em Lucas do Rio Verde, em região tradicional na produção da soja, que será a principal matéria-prima para o biodiesel nacional.

Atualmente, Mato Grosso consome 2,7 bilhões de litros de combustível por ano. Desse total, 2 bilhões são gastos somente na atividade agrícola. Com a produção de biodiesel, os produtores vão adquirir um combustível mais barato e menos poluente.

O biodiesel é produzido a partir de óleos vegetais ou gorduras animais e é apontado como uma alternativa ao óleo diesel, produto derivado do petróleo. Por ser um combustível que não polui o meio ambiente e como fonte de energia renovável, é tido como uma solução de problemas ambientais, como o efeito estufa e a poluição das grandes cidades.

O combustível pode ser produzido a partir de gorduras animais ou de óleos vegetais, existindo dezenas de espécies vegetais no Brasil que podem ser utilizadas, tais como mamona, dendê (palma), girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso, soja e outras.





Fonte: Da Redação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/269711/visualizar/