Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 03 de Outubro de 2006 às 00:52

    Imprimir


Um pequeno fluxo de lava desceu pela encosta oeste do vulcão Tungurahua, no centro andino do Equador, onde também se registrou um aumento de sismos leves no interior da cratera, informou hoje o Instituto Geofísico da Escola Politécnica Nacional.

O fluxo de lava se desloca a baixa velocidade e parou cerca de mil metros abaixo da cratera da montanha, afirma o último relatório do Instituto Geofísico.

O órgão, em seu relatório, diz que "espera ter mais observações para avaliar a subida de atividade", após informar que nas últimas 24 horas se registraram 125 sismos leves relacionados com o movimento de fluidos.

O Tungurahua, de 5.029 metros de altitude, teve uma violenta erupção dia 17 de agosto, causando a morte de quatro pessoas, o desaparecimento de outras duas, dadas como mortas pelas equipes de socorro, e obrigou à remoção de milhares de camponeses.

O atual estado de erupção do vulcão começou em setembro de 1999.

Nestes sete anos houve uma alternância entre períodos de grande atividade e outros de relativa calma. O processo pode durar semanas, meses ou mesmo anos.

Cerca de 180 quilômetros ao sul de Quito, o Tungurahua faz parte dos 50 vulcões do Equador e se encontra na lista dos mais ativos do país.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/271624/visualizar/