Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Domingo - 01 de Outubro de 2006 às 08:03

    Imprimir


Uma menina de seis anos morreu hoje na cidade vietnamita de Danang depois que sua casa desabou em função da passagem do tufão Xangsane pela região central do Vietnã, confirmaram fontes oficiais.

Segundo as autoridades locais, além dessa vítima fatal, o tufão provocou o naufrágio de três barcos pesqueiros com um número indeterminado de tripulantes.

O Xangsane chegou à região às 09h (23h de sábado em Brasília) com ventos de 117 km/h, assinalou Bui Minh Tang, diretor do Escritório Nacional de Meteorologias.

O vice-primeiro-ministro, Nguyen Sinh Hung, afirmou que a principal preocupação das autoridades locais é sobre a possibilidade que acontecerem transbordamentos de rios e deslizamentos de terras nas áreas montanhosas.

Segundo Hung, o tufão causou danos a mil casas na região, além de provocar o desmoronamento de árvores e o corte de eletricidade em alguns povoados do centro do Vietnã.

O Xangsane obrigou as autoridades vietnamitas a tomarem medidas para tentar minimizar os efeitos do tufão.

Cerca de 185 mil habitantes da região central do Vietnã foram evacuados no sábado, um dia antes da passagem do tufão, o sexto que afeta o país comunista este ano.

Além disso, as autoridades ordenaram a suspensão dos vôos domésticos e o retorno a terra de 661 embarcações pesqueiras com cerca de 3.200 navegantes a bordo.

Por sua parte, as Forças Aéreas prepararam três aviões para trabalhos de resgate e de distribuição de provisões, enquanto 17 navios da Infantaria da Marinha estão em estado de alerta.

O Exército vietnamita também instalou 30 centros de sinais em torno de rios e ilhas litorâneas para advertir os barcos pesqueiros sobre o movimento do tufão.

O Xangsane se dirigiu para o Vietnã após deixar pelo menos 72 mortos, 81 feridos e 69 desaparecidos em sua passagem pelas Filipinas, onde também ocasionou danos materiais avaliados em US$ 7,07 milhões às infra-estruturas e ao setor agrícola.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/272280/visualizar/