Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 29 de Setembro de 2006 às 02:10

    Imprimir


A cidade de Manila se encontra praticamente devastada após a passagem nesta quinta-feira do tufão "Xangsane", que causou quase 20 mortes nas Filipinas, reconheceu hoje o prefeito da cidade, Joselito Atienza.

"É uma das piores devastações em Manila", disse Atienza à rádio local.

A prefeitura de Manila declarou estado de calamidade por causa do efeito de "Xangsane", tufão que é chamado nas Filipinas de "Milenyo". O fenômeno também arrasou a parte norte do arquipélago antes de seguir rumo ao Vietnã.

Manila amanheceu hoje com ruas e avenidas inundadas pela água e com cerca de 100 árvores derrubadas pelas fortes chuvas e ventos de até 150 km/h.

A paisagem se repete em quase toda a região metropolitana. A luz elétrica ainda não foi reestabelecida na maioria das áreas. Muitas ruas permanecem intransitáveis devido à água e às árvores derrubadas.

Em Makati, o distrito financeiro da capital, os funcionários da prefeitura trabalham sem descanso para limpar as ruas. A Bolsa de Valores hoje não abriu suas portas pelo segundo dia consecutivo, assim como os escritórios governamentais e as escolas.

O blecaute elétrico generalizado provocado pela força dos ventos e os fortes chuvas se manté, afetando cerca de 40 milhões de pessoas na ilha de Luzon, onde fica Manila.

As províncias mais afetadas são Quezon e Albay, onde as autoridades também decretou o estado de calamidade.

O Escritório de Defesa Civil informou que o número de pessoas afetadas pelo tufão chega a 60.820. Os prejuízos totalizam US$ 2,66 milhões. Em relação ao número de mortes, os números variam entre 16 e 18.

Parte da imprensa fala de 12 desaparecidos e 100 feridos, por enquanto.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/272702/visualizar/