Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 27 de Setembro de 2006 às 08:40

    Imprimir


O grupo francês PSA Peugeot Citroën, a segunda maior montadora da Europa, anunciou ontem um plano de reestruturação que prevê corte de investimentos e a eliminação de 10 mil postos de trabalho, na tentativa de reverter os lucros decrescentes há três anos e meio.

As dificuldades financeiras da empresa francesa se somam às crises das duas principais montadoras americanas, a General Motors e a Ford, que também anunciaram neste ano medidas para cortar custos.

O plano da PSA Peugeot Citroën foi apresentado ontem por Jean-Martin Folz, presidente do grupo. Além das 10 mil vagas eliminadas, determina a suspensão de contratações, a redução no número de trabalhadores temporários e o fechamento da fábrica em Ryton, no Reino Unido. Os cortes serão especialmente nas fábricas na França e na Espanha.

Os 10 mil postos de trabalho correspondem a 7,5% do total de empregados que a montadora tinha ao fim de 2005.

Segundo a empresa, as medidas anunciadas devem resultar em economia de 125 milhões já no segundo semestre de 2006. Os investimentos anuais do grupo francês, de cerca de 3 bilhões, serão reduzidos para algo próximo a 2,5 bilhões nos próximos anos.

A empresa aposta em mercados emergentes. Entre 2006 e 2009, deve haver 11 lançamentos na China e 6 no Mercosul.

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da PSA Peugeot Citroën no Brasil não foi encontrada ontem para dizer de que modo a operação do grupo no país será afetada.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/273137/visualizar/