Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 26 de Setembro de 2006 às 02:06

    Imprimir


A Terra pode chegar ao momento mais quente em 1 milhão de anos, especialmente na parte do Pacífico onde costuma surgir o fenômeno El Niño, disseram meteorologistas na segunda-feira.

Isso não significa necessariamente que o El Niño - que provoca alterações no clima de todo o mundo¿ será mais freqüente, mas provavelmente que será mais violento quando acontecer, segundo James Hansen, do Instituto Goddard de Ciências Espaciais, da Nasa, em Nova York.

O El Niño pode elevar as temperaturas acima do normal, como ficou evidente no "super Niño" de 1998, quando o calor na Terra bateu recorde.

O que é significativo, de acordo com os cientistas, é que 2005 ficou na mesma faixa térmica de 1998, e provavelmente foi o ano mais quente da história, sem que houvesse o aquecimento das águas do Pacífico equatorial, como é característico do El Niño.

As águas no oeste do Pacífico equatorial são mais quentes que no leste, e a diferença pode produzir variações maiores de temperatura entre o clima normal e o El Niño, escreveram os cientistas.

Eles atribuíram esse fenômeno ao aquecimento global que afeta a superfície do Pacífico oeste antes de afetar as águas mais profundas.

No geral, a Terra está a menos de 1 grau Celsius da sua maior temperatura em 1 milhão de anos, escreveram Hansen e outros. Mas, de acordo com eles, nos últimos 30 anos houve um aquecimento acelerado de aproximadamente 0,2 grau Celsius por década.

Os cientistas atribuem o aquecimento às atividades humanas, especialmente à poluição ambiental por monóxido de carbono, que cria uma espécie de estufa que impede a liberação do calor da superfície da Terra.

"Reduzir a taxa de gases do efeito estufa deveria diminuir a probabilidade de 'super niños' e das tempestades tropicais mais intensas", relataram os cientistas.

Atualmente há um fraco El Niño no Pacífico, que pode ganhar força nos próximos meses, conforme os meteorologistas do governo dos EUA.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/273483/visualizar/