Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 20 de Setembro de 2006 às 15:39

    Imprimir


Um Veículo Leve sobre Trilho (VLT) cortando os quatro eixos da Capital do estado e interligando Cuiabá à Várzea Grande até o aeroporto Marechal Rondon. Esta é uma das metas mais audaciosas do Plano de Governo de Bento Porto, candidato a governador de Mato Grosso pelo Partido Social Cristão (PSC) e que objetiva solucionar o grande problema de transporte urbano na região do Aglomerado Urbano de Cuiabá/Várzea Grande em via de se transformar em região metropolitana.

De acordo com o candidato, o Veículo Leve sobre Trilho, também conhecido como trem-bala, já vem sendo recomendado desde 1998 pelo Plano Nacional de Transporte de Masa da Empresa Brasileira de Transporte Urbano (EBTU) para ser implantado nos corredores de transporte Várzea Grande/Porto/Prainha/Centro/CPA e Centro/Fernando Corrêa/Coxipó.

"O VLT é a solução para o transporte coletivo para Cuiabá Várzea Grande", acredita Bento Porto, informando que trata-se de um modelo de carro exclusivamente elétrico, silencioso e não-poluente e que atinge velocidade de até 220 quilômetros por hora.

Este Sistema de Levitação Magnética - HSST (Hig Speed Surface Transport) é um moderno tipo de VLT. "É um veículo de transporte público coletivo urbano, basicamente ferroviário, com adoção de levitação magnética e tração por motores lineares. Não provoca barulho e nem vibração. A tecnologia é japonesa.

Em 1998 Bento Porto apresentou esta idéia ao então prefeito Roberto França, quando o resultado do estudo foi amplamente favorável. Em 2005 Porto retomou os estudos e chegou a apresenta-lo ao prefeito Wilson Santos já com sinalização concreta de um grupo de empresários japoneses interessados em investir no projeto.

"Como governador de Mato Grosso vamos revolucionar o sistema de transporte coletivo de Cuiabá, modernizando o atendimento à população e provocando um choque de desenvolvimento nesta que em breve será transformada em região metropolitana", comenta o candidato, lembrando que o VLT proporcionará muito mais conforte, segurança e rapidez à grande clientela do transporte coletivo.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/274553/visualizar/