Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 20 de Setembro de 2006 às 11:27
Por: Julie Correia

    Imprimir


As misturas do ritmo cuiabano e mineiro agitaram a Literamérica 2006 na noite desta terça-feira (19.09), no Encontro Sul-Americano de Cultura Popular. A primeira apresentação da noite foi com o Grupo Siriema, que mostrou ao público presente uma interessante mistura do cururu, siriri. Com menos de um ano, o Siriema vem ganhando destaque na cultura popular mato-grossense, que participou de uma cena na novela “Bicho do Mato”, exibida pela TV Record.

O grupo Siriema nasceu na comunidade de Varginha, em Santo Antônio do Leverger. “O objetivo do Siriema é manter viva a cultura do nosso povo”, declara o coordenador do grupo, Eder Rodrigues de Amorim.

O segundo show da noite, com o mineiro Pereira da Viola, mostrou o que Minas Gerais tem de bom além de pão de queijo. O violeiro está fazendo uma turnê pelo sul do Brasil, mas veio exclusivamente para se apresentar na feira pela primeira vez. Tendo como instrumento musical à viola caipira.

Na apresentação dele, há uma variedade de ritmos interessantes por ser uma mistura da cultura popular mineira e da cultura popular brasileira. Com 17 anos de carreira, já gravou cinco CD’s e fez apresentações em países estrangeiros, como Venezuela e Portugal. “Escolhi percorrer pelo caminho da música por ser uma tradição de família, com estilos próprios e natural”, justifica.

O Encontro Sul-Americano de Cultura Popular está acontecendo todas as noites, até o dia 24, durante a Feira Sul-americana do livro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/274630/visualizar/