Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Terça - 19 de Setembro de 2006 às 15:03
Por: Jean Campos

    Imprimir


“A literatura vive da dicotomia entre a razão e a emoção”. Foram com essas palavras que o professor Paulo César Pimentel iniciou a sua apresentação, na manhã de terça-feira (19.09), durante o Seminário de Educação, que está sendo realizado na Literamárica 2006 – Feira Sul-americana do Livro. Intitulado de “Sociedade Contemporânea à luz da poesia em Mato Grosso”, o seminário foi promovido pelo Centro Universitário de Várzea Grande (Univag).

Na ocasião, estiveram presentes alunos do Ensino Médio, que se preparam para o vestibular, alunos da graduação e professores. Esteve presente também, a presidente da academia Tocantinense de Letras, Isabel Dias Neves (“Belinha”), que se demonstrou bastante entusiasmada com o evento.

Silva Freire, Wladmir Dias Pino, Marilza Ribeiro, Padre Antônio Pimentel, Aclyse de Matos, Antônio Carlos Lima e Luciene Carvalho, são alguns dos autores responsáveis pela produção literária contemporânea em Mato Grosso. As obras foram analisadas na perspectiva sociológica para que fossem apresentadas no Seminário de Educação.

“O título de regionalista tem uma conotação pejorativa, pois muitas vezes impossibilita que o escritor tenha projeção nacional. É comum no Brasil, que os autores de maior projeção sejam dos pólos econômicos, geralmente do Sudeste. Acredito que necessitamos de uma política de valorização à obra do autor e não do seu local de nascimento”, considerou Paulo César Pimentel.

O Seminário de Educação promovido pelo Univag enfatiza a leitura de textos literários de autores regionais e sul-americanos e a produção de textos literários de diversos gêneros. Assim, ela pretende cooperar com Literamérica na construção de um espaço interativo em que a Literatura - prazer e conhecimento - seja protagonizada por quem desejar.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/274873/visualizar/