Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 18 de Setembro de 2006 às 16:44
Por: Brendha Caldas

    Imprimir


Estimular o poder ao entendimento através dos poemas curtos foi o tema do seminário de Educação, “Haikais à brasileira”, ministrada pela escritora Marta Cocco. Esta técnica é conhecida pelos orientais como uma forma de composição japonesa, uma métrica rígida 7,5,7 sílabas poéticas, a Haikais à brasileira não tem regra formal e nem temática”.

A proposta principal da oficina é a estimular a produção literária e incitar em cada aluno o desejo por este estilo de expressar sentimentos.

Para a realização desse trabalho, Marta Cocco aplicou em sala as técnicas do escritor mato-grossense Antonio Carlos (Toninho) que traduz seus versos em pequenas caixinhas. Esse método é utilizado por Toninho desde 1986 quando ele apresentou esse trabalho na Bienal do Livro em São Paulo. De lá pra cá, ele já lançou mais de cinco mil livros em formato de caixa de fósforos que traduzem através de poucas palavras toda a força dos poemas curtos. “Usar o mínimo de palavras para traduzir o máximo” – salienta Toninho.

Durante a oficina os alunos foram levados a expressar por meio de versos toda a emoção que sentiam ao som de algumas canções, e que mais tarde foram recortadas e colocadas dentro de uma caixa de fósforos personalizada com o nome de cada um deles. Para a descontração e entusiasmo aflorar os ânimos, cada um deles assinou os versos escritos com o sobrenome de um poeta de renome no país.

A oficina contou com participação da coordenadora do curso de letras da Univag, Áurea Calvacanti e do Coordenador de Extensão, Kenji Kido.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/275077/visualizar/