Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 16 de Setembro de 2006 às 00:55

    Imprimir


O furacão "Lane", que ameaça os estados do litoral oeste mexicano, subiu em poucas horas à categoria 2 na escala Saffir Simpson, que vai até 5, com rajadas de vento de até 200 km/h.

Nesta sexta-feira, em seu boletim das 20h (22h de Brasília), o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) informou que o furacão se encontra a 130 quilômetros do ponto de terra mais próximo, Cabo Corrientes, no estado de Jalisco.

O fenômeno avança em direção noroeste, a 20 km/h e apresenta um índice de periculosidade forte, com ventos sustentados de 160 km/h.

O boletim anterior, cinco horas antes, anunciou a transformação de "Lane" de tempestade tropical em furacão de categoria 1 com um índice de periculosidade de moderado a forte, com rajadas de até 155 km/h e média de ventos de 130km/h.

O ciclone "Lane" mantém uma trajetória similar à do furacão "John", que entre o fim de agosto e o início de setembro afetou a península de Baja Califórnia. A previsão é de que ele avance paralelamente à costa.

Segundo o SMN, os estados que podem sofrer seus efeitos são Baja Califórnia Sul, Sinaloa, Nayari, Jalisco, Colima, Michoacán e Guerrero, todos no litoral do Pacífico.

"Lane" já matou uma criança de 10 anos no estado de Guerrero, no sul. A Defesa Civil do estado de Michoacán informou a remoção de 2 mil pessoas.

O SMN recomendou evitar a navegação marítima na zona e pediu precauções à população em geral. Os técnicos esperam fortes ventos, ressacas e chuvas, que poderão provocar deslizamentos de terras.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/275616/visualizar/