Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 06 de Setembro de 2006 às 07:02
Por: Jesiel Pinto

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde, no cumprimento da meta de fornecer o respaldo para as ações de Saúde por meio de uma adequada infra-estrutura laboratorial, instala o serviço de Organização da Rede de Laboratórios do Estado na nova sede do MT Laboratório, à Rua Comandante Costa, número 1.262, no Centro de Cuiabá, no prédio que era ocupado pelo Hospital Modelo. As instalações do hospital foram adquiridas pela Secretaria de Estado de Saúde, reformadas e, agora, começam a ser ocupadas pelo MT Laboratório. “A mudança para a nova sede proporcionará melhorias tanto na estrutura física quanto na qualidade dos serviços prestados aos usuários do SUS, bem como na satisfação dos servidores”, explicou o diretor geral do MT Laboratório, João Batista Vila.

A Organização da Rede de Laboratórios do Estado começou com um mapeamento de todos os laboratórios dos 141 municípios de Mato Grosso, tanto os laboratórios públicos como os conveniados e os que pertencem à iniciativa privada. “Com este mapeamento, que está na fase intermediária de colheita de informações, o MT Laboratório vai deixar de ser apenas um prestador de serviços laboratoriais para se transformar num supervisor, capacitador e coordenador da rede de laboratórios do Estado de Mato Grosso. Se um laboratório particular realizar exames de dengue, por exemplo, ou qualquer outro tipo de exame relacionado a saúde pública vai ter que comunicar ao MT Laboratório através de relatórios mensais”, afirmou o diretor do MT Laboratório, João Batista Vila. O mapeamento já colheu informações em 131 municípios do Estado de Mato Grosso.

A nova sede do MT Laboratório também abriga os serviços de Biossegurança e Qualidade, que fornece normas técnicas para a prevenção de acidentes biológicos, assegurando a qualidade dos exames realizados pelos servidores do Laboratório, além de capacitar técnicos dos laboratórios públicos e privados incluindo os serviços de organização burocrática dos exames de citologia e biópsias, que são estudos das doenças através das células, que se configura como um dos métodos diagnósticos de maior importância na prática médica atual.

Com a ocupação progressiva das instalações da nova sede do MT Laboratório o que fica fortalecido é a capacidade referencial da unidade que oferece atendimento em exames de média e alta complexidade para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) como, por exemplo, o monitoramento da infecção do vírus HIV em pacientes portadores da Aids com a realização de exames CD4, CD8 e Carga Viral. “Atualmente somos referência na realização de exames CD4, CD8 e Carga Viral, com excelência na qualidade”, afirmou João Vila, explicando que esses são exames de sangue específicos, realizados no mínimo três vezes ao ano no acompanhamento dos portadores de HIV, quantidade essa que é preconizada pelo Ministério da Saúde”.

Já está em fase de licitação, no MT Laboratório, irá possibilitar a realização de exames de influenza e também de biologia molecular para o vírus da hepatite C, procedimento que se faz necessário para a confirmação de testes de triagem para hepatite C positivos, bem como determinar o tipo e a quantidade de vírus, o que é de primordial importância para nortear o tratamento desses pacientes. “A implantação dessa tecnologia vem de encontro a necessidade atual, principalmente em virtude da campanha do Ministério da Saúde, que visa ofertar o teste de Hepatites a todos os usuários que procuram os Centros de Testagem e Aconselhamento – CTA`s, o que deve aumentar em muito a demanda”,comentou o diretor.

Gota Espessa -

Nos próximos meses de outubro, em Sinop (500 quilômetros ao Norte de Cuiabá), e novembro, em Peixoto de Azevedo (691 quilômetros na mesma direção), o MT Laboratório realiza capacitações para Pesquisa, Prevenção e Identificação do Plasmodium da malária e o Trypanosoma Cruzi da doença de Chagas na Gota Espessa. A capacitação tem 10 dias de duração.

”Esta técnica de exames laboratoriais visa descobrir na gota espessa, material de laboratório colhido de pessoas doentes para se descobrir se elas possuem em seu organismo o Plasmodium da malária, se os pacientes carregam, também, o Trypanosoma Cruzi da doença de Chagas”, explicou a engenheira sanitarista, do setor de endemias do MT Laboratório, Benedita Monteiro Baga, acrescentando que esse é mais um serviço de referência oferecido pelo órgão.

Benedita Monteiro disse que a descoberta de que o mal de Chagas (causado pelo Trypanosoma Cruzi), se diagnosticado na fase aguda da doença (entre as primeiras três e oito semanas) tem cura, aliada ao fato de que a maioria dos casos agudos da doença foram registrados por microscopistas experientes de malária e levaram autoridades do Ministério da Saúde a juntarem a busca das do diagnóstico de duas doenças (malária e doença de Chagas) num único exame. “A partir do momento em que todos os microscopistas do Estado estiverem capacitados para detecção do Trypanosoma Cruzi a Saúde do Estado poderá poupar tempo na procura de portadores da doença de Chagas e da malária, facilitando a cura, e aumentará a economia de recursos”, disse a engenheira sanitarista.

O MT Laboratório já realizou capacitações desse tipo em Juina (730 quilômetros a Noroeste de Cuiabá), em 18 de julho, para 25 biólogos e técnicos microscopistas. Em Alta Floresta (803 quilômetros ao Norte da capital), entre os dias 15 e 25 de agosto deste ano, o curso foi ministrado a outros 15 microscopistas da região, técnicos que vieram de Nova Canaã do Norte, Carlinda, Apiacás, Paranaíta, 02 biólogos, 02 biólogos, 01 farmacêutica bioquímica, 01 técnico de Apoio Educacional e um voluntário, o motorista Francisco da Silva Ferreira.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/277348/visualizar/