Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 03 de Setembro de 2006 às 19:45

    Imprimir


Um teste nuclear norte-coreano é suscetível de criar tensões entre os países ocidentais e a China, de desetabilizar o mercado financeiro e de lançar uma corrida armamentista na Ásia, segundo um relatório elaborado nos Estados Unidos pelo National Bureau of Asian Research. A maior consequência de um tal teste seria de ordem política - o armamentismo - que conduziria "à chegada de armas nucleares ao Japão, Taiwan e à Coréia do Sul", estima o estudo publicado recentemente.

Entre os vizinhos de Pyongyang, a Coréia do Sul seria, do ponto de vista econômico, o país mais atingido.

No que diz respeito à China, um teste teria pouco impacto econômico direto mas poderia ter efeitos indiretos "importantes" criando tensões entre Pequim, próxima a Pyongyang, e os Estados Unidos, a Europa e o Japão do outro lado.

O clima diplomático sobre o dossiê nuclear norte-coreano poderia se estender às relações comerciais, encorajando, assim, uma política mais protecionnista da parte dos Estados Unidos, do Japão e da Europa, o que afetaria a economia chinesa que tem o crescimento atrelado, em parte, às exportações.

Entre as outras consequências econômicas na Ásia citadas no estudo figuram uma fuga de capitais, um fenômeno de deflação e uma baixa dos investimentos na Coréia do Sul e no Japão.

A Coréia do Norte é suspeita, pelas potências ocidentais, de preparar um teste nuclear, enquanto que a Coréia do Sul, China, Estados Unidos, o Japão e a Rússia procuram em vão, há três anos, fazer com que Pyongyang renuncie a seu programa nuclear militar.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/278015/visualizar/