Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 31 de Agosto de 2006 às 05:53

    Imprimir


O principal negociador americano para a crise nuclear norte-coreana, Christopher Hill, vai à China na próxima semana para tentar reativar o diálogo multilateral, suspenso há quase um ano, confirmou hoje à Efe a embaixada dos Estados Unidos na capital chinesa.

Hill chega a Tóquio no próximo domingo, para seguir rumo a Pequim na terça-feira. Depois, seguirá rumo a Chengdu (capital da província de Sichuan, no sudoeste), Guangzhou (Cantão, sul) e Xangai.

A visita do negociador americano foi anunciada enquanto a imprensa sul-coreana afirmava que o líder norte-coreano, Kim Jong-Il, pode estar viajando pela China, tentando recuperar as boas relações com seu principal aliado e fornecedor.

O Ministério de Relações Exteriores da Coréia do Sul pediu ontem cautela, já que as visitas de Kim à China são sempre secretas.

A negociação multilateral entre as duas Coréias, EUA, Rússia, Japão e China está suspensa desde novembro de 2005.

Pyongyang se nega a voltar à mesa, em protesto contra as sanções unilaterais impostas por Washington a entidades financeiras norte-coreanas, sob acusação de lavagem de dinheiro.

A crise passou por um de seus piores momentos no dia 5 de julho, quando a Coréia do Norte lançou sete mísseis de testes, que puseram em alerta máximo Japão, Estados Unidos e Coréia do Sul.

Pyongyang repetiu nesta quarta-feira sua exigência para retornar as negociações: que Washington suspenda as sanções financeiras.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/278799/visualizar/