Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 29 de Agosto de 2006 às 04:10

    Imprimir


Um total de 49 guerrilheiros se rendeu hoje às autoridades da Chechênia, aproveitando uma anistia proclamada pelo Governo federal, informou o Ministério do Interior da república russa no Cáucaso Norte.

Os guerrilheiros, em grupos de cinco a seis pessoas, em algumas ocasiões escoltados por policiais, se apresentaram numa unidade do Ministério do interior na localidade de Gudermes, disse um porta-voz à agência "Interfax".

Horas antes, o porta-voz do Governo checheno, Lema Gudáyev, anunciou que entre os guerrilheiros que tinham anunciado sua disposição de entregar as armas havia vários chefes de alto nível na hierarquia dos separatistas islâmicos.

A rendição dos guerrilheiros foi recebida pelo primeiro-ministro checheno, Ramzan Kadyrov, que tinha dado pessoalmente garantias de segurança aos rebeldes que se entregassem.

Em julho, a Rússia proclamou até o dia 1 de agosto uma anistia para os guerrilheiros que operam na Chechênia e outras regiões do Cáucaso Norte, com exceção dos crimes de morte.

A pedido das autoridades chechenas, a anistia se prolongou até 30 de setembro. Segundo as autoridades, até o momento já se renderam mais de 100 guerrilheiros.

O presidente da Chechênia, Alu Alkhanov, afirmou no início do mês que em todo o Cáucaso Norte atuam até 500 guerrilheiros e que há uma "tendência sustentada" de diminuição do número de membros dos grupos armados.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/279475/visualizar/