Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Segunda - 28 de Agosto de 2006 às 16:10
Por: Nika Pereira

    Imprimir


O empenho e a dedicação para criar projetos que reforcem o processo ensino-aprendizagem escolar como o incentivo à leitura, o voluntariado, a família dentro da escola e a educação por meio das novas mídias, deram a Escola Estadual “Luíza Nunes Bezerra”, do município de Juara (a 690 km de distância de Cuiabá), o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar/2005.

A indicação foi considerada uma vitória para alunos, professores e comunidade, que ao longo dos anos trabalharam em conjunto para a melhoria da qualidade do ensino da região, com atividades voltadas ao combate do alto índice de repetência escolar entre os estudantes.

“A nossa maior vitória foi trazer o pai e a comunidade para dentro da escola, fazendo com que eles participassem de todas as atividades e projetos educativos, junto com os filhos na aplicação deles”, destacou a diretora da escola, Marli Solange Tardio.

Além do prêmio de R$ 2 mil em dinheiro e um kit educativo oferecido pela Fundação Roberto Marinho, a escola também receberá da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) um computador, uma filmadora, um DVD e uma máquina digital. Outras duas escolas também serão premiadas pelo Estado, com um computador e um DVD, por ter ficado em segundo e terceiro lugar, são elas: “Souza Bandeira”, de Cuiabá, e “Comendador José Pedro Dias”, de Juara.

A diretora “Luíza Nunes Bezerra” tem mais motivos para comemorar com o prêmio. Marli ganhou uma viagem para um Intercâmbio nos Estados Unidos (EUA) de 03 a 16 de dezembro, onde participará de um curso sobre Gestão Escolar. No ano passado a unidade ficou em segundo lugar no estado.

A Escola Estadual “Luíza Nunes Bezerra” possui 900 alunos da cidade e da Zona Rural, sendo que 800 estão matriculados no Ensino Fundamental e 100 na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também oferece atendimento para alunos Portadores de Necessidades Especiais. O evento contou com a participação de escolas públicas de todo Brasil. Em Mato Grosso, dez escolas estaduais enviaram materiais por meio de Portifólio. São ações criadas para estimular o desenvolvimento da gestão democrática comprometida com o sucesso escolar. Puderam participar todas as escolas da rede pública de ensino regular com mais de cem alunos matriculados na educação básica que se destacassem por iniciativas e experiências inovadoras e bem-sucedidas em gestão escolar. Ao todo foram mais de 2.827 escolas inscritas, de 26 estados brasileiros. Prêmio Implantado em 1998, o prêmio busca privilegiar a ação coletiva, a participação de todos os segmentos da comunidade escolar da rede pública de ensino e o compromisso com uma aprendizagem de qualidade. A principal característica é estimular e apoiar o desenvolvimento de uma cultura de auto-avaliação escolar, assim como incentivar o processo de melhoria contínua da escola. O Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar é uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes dos Municípios de Educação (Undime), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e Fundação Roberto Marinho. Está na sua oitava edição e se destaca como um dos mais relevantes instrumentos de mobilização e de auto-avaliação das escolas públicas do país. Tem como objetivo avaliar a gestão da escola, verificando se esta está estimulando a melhoria do desempenho da escola e o sucesso da aprendizagem dos seus alunos.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/279587/visualizar/