Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 28 de Agosto de 2006 às 15:12

    Imprimir


A tempestade tropical Ernesto continuou perdendo força hoje em sua passagem pela região leste de Cuba, rumo ao noroeste, mas ainda assim as autoridades retiraram mais de 500 mil pessoas das províncias afetadas.

O último relatório, divulgado pelo Instituto de Meteorologia de Cuba (Insmet) às 13h05 (de Brasília), informou que Ernesto continua perdendo força gradualmente e com "ventos máximos sustentados de 65 km/h". No entanto, as evacuações continuaram em todo o país por conta das previsões sobre os danos que podem ser causados pelas chuvas.

A província onde houve a maior mobilização foi Granma, onde 262.819 pessoas foram retiradas, quase a metade do total de 549.500 evacuados em toda a ilha.

De acordo com a imprensa local, foram retiradas cerca de 100 mil pessoas em Holguín; mais de 15 mil em Guantánamo; aproximadamente 51 mil em Camagüey e 60 mil em Santiago de Cuba, enquanto 30 mil pessoas foram mobilizadas esta manhã em Las Tunas.

Segundo o Insmet, a região central da tempestade está em 20,4 graus de latitude Norte e 75,8 graus de longitude Oeste, a 80 quilômetros do Sudeste de Ponta Lucrecia, Holguín, e a 120 quilômetros ao Sudeste de Puerto Padre, em Las Tunas.

A tempestade se desloca rumo à região noroeste a uma velocidade de 16 km/h.

De acordo com as estimativas do organismo cubano, Ernesto continuará se deslocando durante as próximas 24 horas na mesma direção e com velocidade similar, o que poderia levá-lo ao litoral norte da província de Las Tunas esta noite.

Apesar de a tempestade ter perdido intensidade, o Insmet fez um alerta para que as medidas de precaução sejam mantidas, diante do risco de que as chuvas fortes, que desde as primeiras horas da manhã caem sobre o leste da ilha, continuem.

Essa é uma das maiores preocupações das autoridades cubanas, que hoje alertaram que a rede de açudes do país se encontra com 72,5% da sua capacidade.

Até mesmo a região de Guantánamo, onde não chovia há seis meses, registrou hoje 187 milímetros de chuva em poucas horas.

O organismo também advertiu para as "fortes ressacas no litoral sudeste". Segundo a imprensa local, várias regiões de Santiago de Cuba ficaram isoladas depois que o mar avançou.

Vôos nacionais e viagens de trem foram cancelados em todo o país devido à tempestade.

As autoridades de Defesa Civil decidiram que as províncias de Guantánamo, Santiago de Cuba e Granma passarão para a "fase de recuperação" e que Holguín, Las Tunas e Camagüey continuarão na "fase de alarme".

As províncias de Pinar del Río, Havana, Cidade de Havana, Matanzas, Villa Clara, Cienfuegos, Ciego de Ávila e o município especial Ilha da Juventude, que estavam anteriormente em "fase informativa", voltaram à normalidade, mas devem continuar atentas às informações sobre a direção que será tomada pela tempestade.

A tempestade tropical Ernesto entrou hoje em território cubano pela região de Playa Cazonal, província de Santiago de Cuba, com ventos de cerca da 75 km/h, abaixo da medição anterior, informou o Instituto de Meteorologia cubano (Insmet).

A tempestade tropical Ernesto causou no domingo fortes chuvas no Haiti e na República Dominicana, antes de perder força em seu trajeto rumo ao litoral de Cuba.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/279610/visualizar/