Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 28 de Agosto de 2006 às 10:34

    Imprimir


A tempestade tropical Ernesto entrou hoje em território cubano pela zona de Playa Cazonal, província de Santiago de Cuba, com ventos de cerca da 75 km/h, menos que a medição anterior, informou o Instituto de Meteorologia cubano (Insmet).

A imprensa local informou que, até o momento, foram retiradas mais de 250.000 pessoas no leste do país: mais de 100.000 em Holguín, outros 80.000 em Granma, mais de 15.000 em Guantánamo e 60.000 em Santiago de Cuba.

Miguel Angel Hernández, meteorologista do Insmet, disse à emissora local "Rádio Rebelde", que "o encontro com o relevo montanhoso da parte leste do país" fez "muito dano à circulação superficial do sistema".

A trajetória de Ernesto continua com rumo noroeste, mas seu percurso é "muito lento", como conseqüência de sua "luta" contra o relevo montanhoso, disse Hernández.

Nas províncias de Santiago de Cuba e Guantánamo e em diversos pontos de Holguín, já ocorrem chuvas intensas.

As províncias de Guantánamo, Santiago, Granma, Holguín, Las Tunas e Camagüey continuam em "fase de alarme", enquanto Ciego de Avila, Sancti Spíritus, Villa Clara, Cienfuegos e Matanzas, no centro do país, estão em "alerta".

Pinar del Río, Havana, Cidade de la Havana e o município especial Isla de la Juventud continuam em fase "informativa".

A tempestade tropical Ernesto deixou no domingo fortes chuvas no Haiti e na República Dominicana, antes de enfraquecer em seu percurso para o litoral de Cuba.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/279689/visualizar/